USINA QUE CANTA



 O Coro Usina Intendente Câmara sem dúvida nenhuma foi o melhor Coro que regi na minha vida. Um pessoal muito comprometido com o trabalho e que queriam ver o sucesso do grupo. Foram mais de dez anos sob minha batuta...e quanta coisa legal fizemos, quantos concertos lindos. Dentre eles posso citar: La Traviata, Viúva Alegre, Te Deum (Carpentier), Oratório de Natal de Saint Saens, Réquiem de Mozart, Réquiem de Fauré, só pra citar alguns.
Fizemos grandes parcerias que trouxeram crescimento para o coral e outras compartilhando o pouco que tínhamos. Parcerias feitas com o Palácio das Artes, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico do Palácio das Artes, Orquestra Sinfônica da Universidade de Minas Gerais, Associação Coral Fundação Sao Francisco Xavier, dentre outras.
Com esta postagem dou inicio a uma serie de artigos que irei escrever sobre nossa trajetória e espero que os próprios coristas da época ajudem-me a contar essa história que foi linda e que marcou a vida de cada um de nós.
Minha história com eles começa em dezembro de 1998. Eu tinha saído do Rio de Janeiro com convite para dirigir a música da Primeira Igreja Batista de Coronel Fabriciano, MG. Estava próximo ao Natal e as cidade se movimentavam para as festas (cidades porque são três praticamente juntas - Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo) e o comércio super aquecido. Resolvi num sábado à noite passear com minha família no Shopping e para minha alegria, ao lado da fonte estava um praticável montado e que nos momentos seguintes um coral iria se apresentar com canções natalinas. Fiquei para assistir!
e poucos minutos depois o coral toma seu lugar. Assisti sua apresentação com bastante atenção, tinha acabado de deixar o Rio, onde eu cantava num dos melhores corais a capela do Brasil - o Canto em Canto, regido pela fera Elza Lackschevitz. Percebi que podia fazer muitas coisas com aquele coral. Haviam coisas boas no que estavam apresentando, mas eu vi muitos pontos que podiam ser melhorados e sabia que podia ajudá-los. Então pensei: - Ah se esse coral estivesse na minha mão....
Para minha surpresa, alguns meses depois a diretoria daquele coral me procurou fazendo-me uma proposta. Fui para uma reunião com eles e apontei em que precisavam melhorar. Então em maio de 1999 assumi a direção do coral. Logo pensamos na reestruturação do coral e começamos a trabalhar nas bases. Deu-se inicio então a uma era de muito sucesso e alegrias, também de lutas e frustrações que vou contar nessa série que irei chamar de USINA QUE CANTA.

Comentários

  1. É daquelas coisas que agradecemos a Deus sempre. Pelo mestre, maestro e amigo. Eu entrei no coral pensando que ia aprender a cantar e eu ganhei uma família linda e enorme. Quem me conhece logo pensa é filhote do Marcelo é coral usina. Eu amo muito tudo isso para sempre e vou te agradecer sempre por ser meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Josi. Realmente nos tornamos uma família cheia de experiências musicais e uma história inesquecível.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  2. E que honra ter tido vc como maestro! Acompanharei com maior amor essa série de posts. Com o mesmo amor com que eu falo sobre o Coral Usina, sobre tudo o que aprendi e o que ele representa pra mim.
    Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. Honra foi a minha ter tido você como corista.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  3. O que eu mais tenho é saudade! Se eu soubesse que aquela época seria tão boa e me fizesse tanta falta, eu teria aproveitado mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós aproveitamos bastante Bruna. Realmente saudade fica.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  4. Me sinto mega satisfeita e realizada, por fazer parte dessa família. Ali eu cantava com todo meu coração, minha adolescência foi surreal ao lado dessa galera, como eu aprendi e ponho em prática até hoje. Descrevo aqui em lágrimas por esse marco maravilhoso na minha trajetória, que saudades!!!
    Infelizmente não pude permanecer após 05 anos de participação, mas aproveitei todos os momentos possíveis.

    Me sinto orgulhosa pelo aprendizado, por ter adquirido um grande conhecimento de como lidar com as dificuldades e diferenças no decorrer de nossos dias, atraves da música. Tudo se passa como um flashback em minha mente!
    Coral Usina sempre foi esplêndido, me sinto lisonjeada de ter feito parte dessa família. Deixo aqui meus agradecimentos ao nosso Super Maestro Marcelo que com sua dedicação, empenho, criatividade, nos regeu de forma surpreendente!

    Nostalgia do Rock das Cachorras kkkk
    Finalizo com a palavra : SAUDADES!!!! (Ela diz tudo!)
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda voce sempre trouxe alegria ao nosso grupo. Me sinto realizado por ter tido esse experiência com vocês.
      Obrigado por comentar.

      Excluir
  5. Com Certeza Marcelo Melo sera a mais linda historia que voce ira Escrever
    cantei quase 4 anos ,foi para mim de muito aprendiz, sempre admirei o coral!!
    antes de cantar com voce eu ia em quase todas as apresentaçoes do coro!! seu trabalho no coro fez toda a diferença em toda a cidade . e em toda a cultura da cidade , seu profissionalismo e muito bom digamos que e impecavél , a batuta em suas maos faz toda a diferença , Parabens palmas sempre pra voce que Além de um otimo Profissional voce e um amigo de verdade ,e voce e meu Amigo que admiro e gosto muito, A melhor palavra que tenho pra descrever seu trabalho e SAUDADES , nós so temos saudades do que foi bom , entao mais uma vez AI QUE SAUDADES !!!! BEIJOSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Ivanete. Saudades mesmo. Continuo acompanhando seu belo trabalho também como professora de técnica vocal. Amiga pra toda vida.

      Excluir
  6. Uma experiência maravilhosa foi participar deste coral. Aprendi muito com você maestro, sou muito grata por tudo que me ensinou e sou muito felix por ter tido a oportunidade de cantar ao lado de pessoas especiais e muito talentosas.
    Saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,
      O privilegio foi todo meu em ter uma pessoa com tanto talento, alegria e vitalidade como vc. São experiências que levo pra toda vida.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  7. Nossa!!!Quanta saudade tenho desse Coral! Vivi momentos inesquecíveis,durante quatro anos vivi um sonho.Tem coisas na vida que deveriam ser eternas!!!Obrigada monha amiga irmã Quezya, por me convidar a fazer parte deste coral lindo, aos amigos ue fiz lá e a você, querido maestro Marcelo Melo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade mesmo Grasi. Seu sorriso ficará eternamente em minhas memórias. Grande beijo e obrigado por comentar

      Excluir
  8. Do pouco que escutei do Coro Usiminas, com certeza, foi feito um trabalho magnifico com este grupo!!! Parabéns, Maestro!!! Parabéns, Coro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi um trabalho primoroso Bebel. So quem viveu pra ter a dimensão de tudo.
      Obrigado por comentar

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido