O Tempo não pára!


Essa frase é bem conhecida no nosso coloquial, no nosso cotidiano, imortalizada na voz de Cazuza. Ela é não só cronológica mas também filosoficamente verdade. O relógio se parar está estragado; o rio se parar é foto; a vida se parar é morte.
Há que se pensar em algumas formas em que o tempo se apresenta:
Uma delas é quando ele caprichosamente se repete. É como um Déjà vu....Como se pensássemos: Já vivi isso. Já vi isso acontecer. E por que não dizer que, preso nessa roda do tempo fazemos as mesmas coisas novamente. "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais" o tempo se repetindo em famílias, em escolhas e na moda que volta.

Uma outra forma que ele se apresenta é como uma forma cíclica. Como se o mundo fosse uma roda gigante. Em alguns momentos estamos lá em cima torcendo pra não descer, mas ela desce, e em outro momento estamos em baixo e esperamos com fé a subida da roda. E nessa metáfora da roda gigante olhamos para uma cadeira vazia que passou, mas a acompanhamos com os olhos e esperamos ela voltar. Seja uma oportunidade, seja um relacionamento (novo ou velho), ou seja um trabalho. A verdade é que teremos uma nova volta.

Ao mesmo tempo que somos escravos do tempo em alguns momentos escravisamos o tempo de forma patológica. Não queremos que o tempo passe. Não queremos que o cachorrinho cresça, não queremos que o filho fique adulto, não queremos que nada mude se estiver bom pra nós.
Há momentos na vida que vivemos sentimentos bons e ruins que queremos guardá-los conosco. E por mais controverso que isso possa parecer, alguns sentimentos bons precisam ser passados, como as águas do rio. Foi bom sim, mas passou! Que dirá os ruins....
Guardar sentimentos bons de algo que se foi é perigoso e danoso porque é como se o tempo parasse naquele sentimento, e tudo que vier de novo terá como parâmetro o que está preso no seu coração. Quem ou o Que conseguirá ocupar o lugar e fazer o mesmo que aquele que, no passado ocupou aquele espaço, fez? Ninguém!
Ou seja, o tempo precisa ser renovado. Se um trabalho, um projeto, uma pessoa, um lugar lhe trouxe alegria ou tristeza e se por algum motivo sua realidade não é mais esta, então que eles levem também os sentimentos bons e ruins, para que no seu coração tenha espaço para o novo tempo (ainda que seja o mesmo - apresentado de forma diferente).
E por fim, se alguma oportunidade passou ou chegou fora de "tempo" atrasada ou adiantada, espere a roda girar novamente, uma ou duas vezes.  No tempo certo acontecerá porque o tempo também cuidará de lhe aperfeiçoar.

Comentários

  1. Excelente!!! Concordo com cada vírgula...

    ResponderExcluir
  2. Então, Maestro, "o tempo não para...". Profundo e verdadeiro!!!

    ResponderExcluir
  3. O que oscila em nós, creio que ocorra em razão da nossa humanidade. A "delícia de ser o que é" (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só com a maturidade.... na sociedade que vivemos tudo que se quer e ser o que se não é.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido