Romanos - O povo milenar que ainda tem muito a aprender sobre cordialidade


Na minha estadia em Roma para estudar italiano e regência, preferi ficar numa casa de família pra entrar de cabeça no idioma. Escolhi a casa de uma senhora professora de história que morava com o filho jovem músico. Me receberam muito bem, perguntaram se eu era um maestro famoso no meu país. Meu instinto de brasileiro mentiroso pulsou no peito e na língua pra dizer que era, mas o controlei e disse que era um modesto maestro no meu estado de Minas Gerais. Na noite daquele dia que eu cheguei, ela me deu as orientações sobre o cafe da manhã. Disse que saíam muito cedo e que deixariam o cafe posto na mesa. Que eu acordasse e me servisse. Achei aquilo lindo e extremamente cordial.
No dia seguinte levantei-me com uma fome descomunal e fui direto pra cozinha esperando encontrar frutas, torradas, geléia, presunto, queijo, pão e é claro, meu querido café preto.
Surpresa foi chegar na cozinha e encontrar um café na cafeteira italiana (quem conhece sabe como é, não mantém o café quente), preto não - azul. Forte igual touro. E 1 (uma) torrada num pratinho.  kkkkk
Mas o pior ainda estava por vir. Na noite daquele mesmo dia, depois de estudar de manhã no curso de italiano, a tarde estudar regência no Teatro dell'opera de Roma, e a noite fazer turismo (porque em Roma no verão anoitece às 22h), apesar dos lanches esporádicos, esperava chegar em casa e saborear uma jantinha romana. Realmente teve a janta...mas vou contar.
Cheguei e dei boa noite aos meus "cicerones", sentei na sala com eles e conversamos muito, eu tentando ja gastar meu italianinho, e a professora me corrigindo pra eu aprender bastante. Daqui a pouco eles levantam, pedem licença educadamente, vão para a cozinha...e o esfomeado aqui só ouve os sons das panelas, pratos e garfos tilintando nos ouvidos do meu estômago.
voltaram pra sala sem nenhuma cerimônia e continuram o papo.
No dia seguinte, fui ao mercado, comprei um monte de frutas, biscoitos, pães e tudo mais e fiz uma despensa no meu quartinho.

Comentários

  1. Que situação, Maestro! !! Temos de passar por situações muito difíceis, às vezes, se quisermos chegar a algum lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Mas isso nos dá experiência. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Cidade Cosmopolita tem essa cultura.Será q n interior d Itália não é um pouquinho melhor,Marcelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é sim Dil, viajei por várias cidades do interior e são um pouco diferentes do romanos. Mas há um orgulho estampado no povo italiano que muito me comoveu. Em toda parte há um sentimento de amor a terra, suas tradições e até seus dialetos. Acredita que na Itália tem dialetos?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido