Cultive suas Amizades



Um pensamento sobre amizade. Um sentimento tão bom, bonito e necessário mas que por vezes é jogada fora por causa de um outro sentimento - Insegurança.

Queria pensar um pouco sobre o que é amizade. O dicionário diz que é: substantivo feminino
1sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades. 
2.  p.met. quem é amigo, companheiro, camarada.


















Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas ou mais pessoas. 





Em sentido amplo, a amizade é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, afeição, e lealdade. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Estes, muitas vezes conhecem além dos familiares, conhecem a vida íntima do amigo, muitas vezes são confidentes. Nos EUA quando alguém casa, convida o "Best Friend" para fazer o discurso na festa, só que o termo é melhor traduzido no português para função é "Padrinho de Casamento"

O que NÃO é amizade? Hoje vivemos um contexto de milhares de "amigos" no facebook. poderíamos perguntar se esses amigos são realmente amigos. Mas nem precisa, porque todos sabem que apesar do nome "amigos" no face, muitas vezes nem conhecidos são!

Bom, vamos pensar sobre esse outro sentimento. Insegurança. O que vem a ser esse sentimento que tem levado tantas pessoas para os consultórios e também para longe dos relacionamentos. A insegurança é um estado emocional que surge na sequência de uma situação ameaçadora. Se a pessoa que é confrontada com esse estímulo considerar que suas competências não são suficientes para vencer ela vai se sentir insegura. E sentimento pode trazer ansiedade em nível elevado e um certo nível de nervosismo. A insegurança pode agir como efeito de proteção. A pessoa toma atitudes, baseadas na insegurança, para se proteger, proteger seu espaço, ou seus familiares. É claro que muito poderíamos discorrer sobre esse assunto, mas acho que aqui não é o lugar apropriado. 

Tens visto pessoas perderem verdadeiras amizades, algumas de longa data e até mesmo amizade entre família por causa do sentimento de insegurança. Seja ela, insegurança no relacionamento que envolve um terceiro, por exemplo: seu amigo tem uma namorada, o sentimento de insegurança em relação a ela pode afetar a amizade que tem com você. Outro lugar onde vemos amizade acabando é no contexto profissional. Não estou falando de colegas de trabalho, estou falando de Amigos, que eram antes do trabalho, mas que por causa da insegurança e para "se proteger" a amizade acaba porque o inseguro pensa que o outro tomará seu lugar. Tenho um grupo de amigos de infância e nos reunimos ha umas semanas atrás para um cafe da manhã. Que tempo bom!!! e conversando sobre amizades um deles me falou: Marcelo há três coisas que destroem uma amizade: Traição, Dinheiro e Cadeia. Como ele é policial, essa terceira causa ele puxou pra sua realidade. Eu colocaria como a Insegurança como a primeira de todas, dado a tudo que vivi e pelas pessoas que me procuram para algum tipo de aconselhamento.
Vai aqui um conselho: Amizade é um dos sentimentos mais puros e verdadeiros do mundo. Ela permeia até os relacionamentos de marido e mulher, pai e filho, entre irmãos. Mantenha, cultive, valorize, respeite e faça novas amizades. É ela que mantém qualquer tipo de relacionamento afetivo.

Comentários

  1. A palavra mais importante você citou no final: respeite! Pra mim é o princípio de tudo. Quando você respeita você protege e se protege o relacionamento dura por anos, por décadas , por espaços e por distâncias que possam se fazer. A amizade é o princípio de todo relacionamento, como bem citou, mas sem o respeito não há como ela sobreviver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar minha querida. Realmente o texto traz essa reflexão num momento onde tantos estão vendendo suas amizades ou jogando-as fora.

      Excluir
  2. Que bom q tenho amigos Aquele q lhe ouve, que dá crédito as suas palavras.Aquele q coloca seu nome em suas listas não p interesse por querer s presença. Aquele q compreende seu jeito pessoal de ser.Não esquece sua história Não esquece o tempo q conviveu e faz um certo sacrifício p encontrá-lo e matar saudade c um forte abraço Creio msmo q há amigo mais chegado q um irmão. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dil e pode ter certeza de que vc e Mario também fazem parte dessa lista. Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Penso que se um amigo se sente inseguro e/ou ameaçado pelo outro, na verdade, essa amizade nunca existiu...
    Amigos não oferecem insegurança, ao contrário, fazem o outro se sentir seguro!
    Amigos não oferecem ameaça de perda, ao contrário, propõem crescimento mútuo!
    Amigos não são vistos como motivo de separações, ao contrário, eles são elos de união!
    Quem vê o outro como ameaça, não sabe o verdadeiro significado e o valor de uma amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu ponto de vista querida, e em alguns momentos sou tentado a concordar. Mas vivemos em uma sociedade tão caótica e enferma que acredito que muitos até gostariam de verdadeiramente serem amigos, mas estão doentes, enfermos demais pra se deixarem no campo da vulnerabilidade, que é o campo do amor.
      Obrigado por comentar querida amiga.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido