Quando o Mundo Real vira Virtual


Estou pesquisando um assunto que tem tomado muito minha atenção nos últimos meses. Tenho acompanhado uma pessoa que relata: "O mundo real parece que saiu do lugar, parece que se perdeu. Não consigo mais achá-lo. Parece que estou vivendo num mundo paralelo, numa realidade alternativa. Nada é como antes...
A libido pra sair de casa não sei onde foi parar, se eu não tiver um compromisso agendado prefiro ficar dentro de casa. Será isso depressão? Onde está Deus? Será que Deus virou as costas pra mim?"
Fui tentar buscar respostas na bíblia e na literatura psicológica.
Fui para a bíblia primeiro pra esquadrinhar a mente de alguém que passou por algo semelhante - Davi.
No Salmo 13, Davi demonstra a inquietude de sua alma aflita e angustiada quando pergunta: "Até quando, Senhor?"
                             Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
                            Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? 
Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;


Este, certamente é um texto de alguém que está desesperado por respostas. Ele pergunta se Deus esqueceu dele, se vai ter de esperar um resposta eternamente. Exatamente o questionamento citado acima. Davi estava perplexo com Deus (v.1), perplexo com ele mesmo (v.2a) e perplexo com os outros(v.2b). Fui pesquisar mais um pouco sobre outro salmo. O salmo 42:

As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: 
Onde está o teu Deus?
Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. 
Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? 

Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão,

e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.

Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; 

todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.



E além dos textos escritos por ele, fui pesquisar por qual ou quais motivos que levaram Davi a escrever tais declarações. É provável que Davi tenha escrito este Salmo no período dos 9 anos que ele viveu foragido porque o Rei Saul queria matá-lo. Foi uma época de muito sofrimento para Davi.

Depois fui para a literatura psicológica, especial a psicanalítica, para ver o que os celebres dessa cadeira podem compartilhar conosco. Freud aborda essa questão levando para o lado da MELANCOLIA* que ele mesmo diz que se trata de um "buraco" na esfera psíquica. Mas ele vai mais fundo:
         "A realidade divide-se em uma realidade psíquica e uma realidade material/externa, sendo que a primeira é mais forte ou mais decisiva que a segunda (como sabemos, para que haja análise é preciso que se admita que não são os dados factuais que contam, mas sim a maneira como eles foram vividos e lembrados). Finalmente, admitamos que esta realidade psíquica, que por vezes opõe-se à realidade externa, é constituída por um tecido de fantasias e de desejos."
(FREUD, S. 1920, p. 43). 

Descobri que Freud tem uma literatura muito vasta sobre o assunto, em especial no seu livro Além do Principio do Prazer. Sugiro essa leitura! Fui e apenas mais um porque aqui é apenas um "norte" para quem estiver vivendo a mesma situação ou estiver ajudando alguém que esteja passando por isso. Lacan vai dizer depois de falar sobre o "outro" ele trata do universo paralelo vinculado como fruto de uma gramática de experiências. Vamos ao texto:

"O organismo orienta-se no mundo a partir deste acoplamento de uma alucinação com uma percepção. O aparelho psíquico então vai fazer ou não conexões de existência em um mundo de representações alucinadas. Este aparelho não parte em busca de seus objetos no mundo, seja por que atalhos for. Ele é premido pela Not des Lebens freudiana, uma urgência vital sem finalidades específicas e sem necessidades definidas a priori, a tatear o mundo, sem objeto definido, estabelecendo conexões a partir de seu sistema de representações, o qual permite que algumas destas conexões sejam propícias à obtenção de uma certa satisfação" (LACAN, J. 1986, p. 27). 

Proponho uma primeira resposta: a singularidade está no roteiro. O que faz de um sujeito um indivíduo singular é a trama de suas histórias. Cada unidade básica de suas histórias já está dada, cada elemento de uma cena já existe no estoque de sentidos da cultura, mas a composição da cena é singular. O lugar do sujeito é vinculado à construção de uma gramática de experiências, de histórias e de fantasias. Certamente nenhuma delas é original, todas já estão disponíveis na cultura, mas encontram-se amarradas de forma singular.
Entretanto é preciso mais pois isto não justifica um dos dados fundamentais para o qual chamávamos atenção no início: a força maior da realidade psíquica. É aí que devemos agora situar sua diferença para com a realidade material, uma vez que a diferença entre as duas atenua- se muito no momento em que dizemos que o que as distingue não é mais o fato de que uma está dentro e outra fora do indivíduo, que uma é o mundo real e outra o mundo da fantasia (esta distinção "natural", insistimos, foi suspensa). A realidade material não é o real objetivo em oposição à realidade psíquica que seria uma leitura subjetiva, do real. Tanto a realidade material quanto a realidade psíquica foram situadas a partir de uma certa distância entre o real e o simbólico. 
E uma segunda resposta, no campo bíblico: Não foram poucas as pessoas que passaram por situações extremamente difíceis como esta. Posso me recordar de José, sendo vendido pelos irmãos, sendo acusado pela mulher de Potifar e sendo esquecido pelo companheiro de cela; posso citar também Davi quando foi perseguido de morte primeiro por seu rei e sogro, e depois por seu próprio filho; posso citar Elias, perseguido pela rainha que queria sua cabeça; e por fim posso citar Jesus, que deixou sua casa celeste, sua majestade e se fez homem como nós e recebeu punições na carne, feridas de morte, e no seu espirito se sentiu abandonado por Deus, seu Pai, e pelos seus amigos e discípulos.
CONCLUSÃO
Você nao é a primeira nem a última pessoa a passar por esse vale. Muitos passaram e conseguiram sair ainda mais fortalecidos. É difícil quando estamos passando pela situação e não conseguimos ver o futuro e ter a certeza de que o tempo no vale vai acabar. Por isso a bíblia mostra as histórias completas pra que tenhamos essa certeza de que a nossa ainda não acabou.
Mantenha a esperança, o foco, e decida viver melhor!

Comentários

  1. Davi ! personagem mais contemporâneo não existe. Todo essa verdade com que ele expressa sua dor sempre me trouxe conforto. Espelhar-se no outro é sempre uma terapia, é sempre uma benção.
    . Texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi prima...realmente! Davi é sempre uma inspiração. Taí um cara que quando eu chegar no céu vou quero bater um papo....
      Agora sobre se espelhar no outro há controvérsias. Lacan vai dizer que o outro não existe. Nós somos senhores de nossas atitudes, mesmo quando o outro serve de referência. (última frase minha)

      Excluir
  2. Claro que as escolhas são fundamentais, tanto no processo, quanto depois que saímos do "olho do furacão". Não estar só, e se deixar levar pela graça que só Ele tem e apenas Nele se encontra, é essencial. Em dado momento nos damos conta que o deserto passou, e chegou o tempo de "andar sobre as águas"... Palavra de especialista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário querida. Como sempre muito relevante!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido