Música X Adoração - Um pensamento sobre a Igreja atual


Brooklyn Tabernacle Church
Será que estou envelhecendo??? ou será que estou cansando dos modismos e querendo algo de mais substância e duradouro? Talvez minha história de vida seja a protagonista deste querer. Fico sempre me questionando quando vejo muitas coisas novas se adentrando ao meu ambiente, sobretudo o ambiente da igreja.
Já não consigo me adaptar a certas coisas "novas" por mais que sejam bonitas e de alguma forma eu até as admiro fora do ambiente da igreja.
E não é porque sou um maestro clássico... eu gosto de Djavan, de Roupa Nova, gosto até de umas músicas sertanejas de vez em quando... gosto de samba, de reggae e de música internacional.
Mas quando entro na igreja pra cultuar, pra adorar eu ainda prefiro os hinos dos hinários, as músicas com corais, com orquestras, cânticos de adoração ao estilo Don Moen, Michael W. Smith e Alvin Slaughter. Gosto de entrar no templo e sentir aquele ambiente de adoração que essas canções propiciam.
Brooklyn Tabernacle Choir
Não sei se vou achar mais igrejas com esse estilo porque elas estão acabando. Assim como está acabando a função do Ministro de Música. Igrejas com a preocupação de se ter um programa de crescimento, de fidelização, de inserção como a música faz, são raras. Os pastores estão querendo Equipes de Louvor, algo que traga entretenimento para o culto, mas que durante a semana em nada edificam a igreja. Se tem um culto animado, que chame atenção, que seja até de qualidade.... tá valendo!
Um Ministério de Música é muito mais que isso.... é dar à criança a oportunidade de ser trabalhada e ensinada a cantar, ser musicalizada; é dar ao adolescente ferramentas para descobrirem seus talentos tocando um instrumento; é dar oportunidade a todas as faixas etárias cantarem em um coral especifico para sua faixa. E por aí vai....
Fica aqui minha oração à Deus pela igreja brasileira, pelos pastores batistas que não percam sua identidade, por minha família para que meus filhos continuem encontrando ainda lugar de qualidade musical e ensino da Palavra e por fim para mim... que Deus me paciência! Kkkkkk



Segue alguns links de worship leaders que citei: Don Moen, Michael W. Smith e Alvin Slaughter

Comentários

  1. Concordo com você, Maestro.
    E particularmente vivi exatamente isso nesse mês de Missões Nacionais. Senti-me desconfortável ao ver Hinos tradicionais, verdadeiros clássicos, em ritmo de forró. E em especial algumas irmãs se "balangando" pra lá e pra cá.(ficou difícil reconhecer o ambiente, se era de adoração...???) Comentei com uma irmã que estava comigo: " Tenho dúvidas, será que Deus está se agradando dessa adoração???" Eu particularmente, gosto de algo mais solene... mas, não sou radical, acho que pode haver um meio termo... embora difícil está sendo traçar um equilíbrio para o momento Eclesiástico atual em que estamos vivenciando.
    Embora, reconheça a perfeição dos arranjos musicais, e o mérito das pessoas que os produzem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Ana, Nossa igreja é dotada de músicos de excelente qualidade a começar pela Ministra de Musica. Reconheço que sempre é difícil se posicionar em equilíbrio numa igreja grande onde os quereres são tão diversos. Como sou novato na igreja não estou habilitado pra falar especificamente da nossa. Meu texto fala do geral, do que tenho visto em muitas igrejas não só no Rio de janeiro. E também é minha opinião e agradeço por ter exposto a sua. Obrigado por comentar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido