Em Busca da Pessoa Ideal



Por que não sonhar?
Há tantas frases que são largadas pelo nosso dia a dia, palavras de efeito, mas que no fundo não têm efeito nenhum.
Homem não chora! -  Então cria-se a idéia do homem insensível, duro, incapaz de amar tendo em vista que para amar precisa-se de sensibilidade.
A voz do povo é a voz de Deus! - Estávamos fritos se fosse. Na verdade Deus nunca falou através da multidão.
Deus sempre responde: Sim; Não; e Espere! - Outra meia verdade porque às vezes não temos resposta nenhuma. Então pressupomos que seja Espere. Quando ligo para alguém e tenho a resposta: Espere um minuto, ou aguarde. Eu vou aguardar. Mas se ligo e não obtenho resposta alguma, eu desligo!
Essa semana ouvi mais uma dessas frases que me fez pensar: Não existe homem ideal e nem mulher ideal!
Gostaria de discorrer  um pouco sobre isso. Primeiro devemos pensar sobre a palavra IDEAL. Nos nossos dicionários a palavra ideal está relacionada a algo: 1. Que só existe na ideia ou no pensamento; 2. Dotado das melhores qualidades, de perfeição; 3. Que não se refere a uma realidade empírica. e Kant vai ainda mais: aquilo que a razão pura requer, mas que não aparece no campo empírico.

Bom, só por aí eu já pararia de escrever e me daria por satisfeito. Mas há algo no meu ser que questiona essa "verdade" posta. Se eu for pensar na linha de Descart, eu pensaria no ideal como a coisa em si, mas quando elaboramos a frase - Não existe homem ideal nem mulher ideal, não entendo que quem cita essa frase esteja pensando num homem perfeito, uma mulher perfeita (a coisa em si), mas sim em IDEAL PARA QUEM. Então nesse campo, penso existir sim, homem ideal e mulher ideal. porque a referência passa a ser a necessidade do outro.
Logo, você poderá dizer: Um homem, uma mulher ideal pra mim deve ser assim:...   

Pensando nisso aconselho: Nunca pare de sonhar! Não deixe de enumerar as coisas que você sonha num homem ou numa mulher; não desista de encontrar o seu ideal. não perfeito, porque ninguém o é; continue com a esperança de encontrar sua alma gêmea, a outra metade da sua laranja; e por fim, mas não menos importante, não deixe que a monotonia da vida façam você esquecer de que deve se tornar ideal para alguém, mesmo que esse alguém já esteja ao seu lado por um mês, por um ano ou por dezenas de anos. O importante é não perder a beleza da completude e da cumplicidade.

Comentários

  1. Não creio em alma gêmea, metade da laranja... Isso é muito bonito na voz do Fábio Júnior!!! Kkkkkkkk Alguém só preencherá os requisitos de ser o ideal para o outro, quando sua única preocupação for fazer o outro feliz!!! E assumir isso diante do Senhor!!! Isso vai muito além de uma vã filosofia... LINDO SEU TEXTO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Ana. Penso que mais importante do que fazer o outro feliz é ser feliz com o outro. Não eliminando a primeira afirmação.

      Excluir
    2. Sim, Marcelo!!! Mas, não estou falando em sentimento ou relacionamento unilateral... A reciprocidade é essencial em qualquer relação, até na mais simples amizade!!! Quando disse no desejo de fazer o outro feliz... é vice-versa!!!!

      Excluir
  2. Existem momentos aos quais vamos reunindo um arquivo, escrevendo capítulos da nossa história. As palavras são pobres para descrever episódios por exemplo em que um olhar diz tanto... Sonhar é preciso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Sandra, eu escolho continuar sonhando. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Uma pessoa muito sábia me corrigiu um dia dizendo que as pessoas não têm defeitos, como costumamos dizer, e sim características. Partindo desta premissa, entendi que se respeito a característica do outro como algo inerente de sua personalidade, do seu eu e a outra pessoa faz o mesmo em relação a mim, poderemos nos tornar o "ideal"de cada um. Isso requer um exercício de humildade, de abnegação e de amor. E aí mora nosso maior inimigo, nosso "eu", que nada faz mas tudo deseja. Por isso tantas vezes o ideal está ao nosso lado porém não o enxergamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário está perfeito. Cada vez aprendo mais com vc. Se ha algo que é insaciável é o nosso desejo. Mas também penso que não deveria ser diferente, porque se não desejamos mais nada, morremos, por que o que há de se fazer se já temos tudo?
      Obrigado Prima.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido