Se esquivando do Tétano em Caracas



Há alguns anos atrás meu coral foi convidado para participar do Festival Caribeño de Música Coral. Uma oportunidade especial pra conhecer Caracas, sua cultura, sua música e sua montanha símbolo - Ávila.
Quando chegamos ao aeroporto tivemos de pegar um ônibus e atravessar a montanha visto que Caracas fica numa espécie de vale ou cratera...sei lá. A viagem tinha sido um misto de bom e ruim. O ruim foi o avião ter atrasado quatro horas, o bom que nos mandaram para o Sheraton com tudo pago pela empresa aérea. O vôo em si foi muito desconfortável, muita turbulência e parecia que não íamos chegar. Eu fiquei hospedado na casa de uma família de médicos e extremamente bem recebido. Quando chegamos me levaram a uma lanchonete que servia um sanduíche cujo pão era feito com uma massa tipo tapioca, mas sem sal e o recheio nós que escolhíamos. Mas apenas recheios salgados tipo abacate com sal e outras coisas que não me atrevi a experimentar. Fiquei com o presunto mesmo.
Caracas é uma cidade linda, mas, naquela época, sua economia estrava destruída. Fomos convidados para um almoço no prédio do Citibank, nosso anfitrião. A almoço foi almoço de celebridade, mas na rua a pobreza era evidente. Com 1 dólar americano podíamos comprar muitas coisas, pois o bolívar, moeda local, estava muito desvalorizada.
A parte engraçada da viagem e trágica também, era ver coisa que nunca vi no Brasil: Carros andando sem os faróis, apenas o buraco onde era pra ter. Carro de uma cor com porta de outra cor e mmuuuuuito enferrujados e velhos, praticamente caindo aos pedaços. O transporte público era feito por vans particulares, não havia nem uma cooperativa. Dai comentamos entre nós coristas. A preocupação aqui não é ser atropelado e sim morrer de tétano se um carro enferrujado desses esbarrar em nós (rsrsrs). Quantas alegrias vivemos ali....um festival muito rico. Conheci o Mestre Alberto Grau, e toda estrutura musical que ele criou em Caracas. Também conheci o pai do Pedro Eustace, saxofonista do Yanni. Tempos agradáveis na Venezuela!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido