Mudanças - Próxima saída


A nossa mente é realmente muito interessante. Hoje eu acordei novamente com uma sensação estranha. Uma saudade de uma coisa que nunca viví, saudade de um lugar que nunca estive. Nessas horas eu começo a compreender imigrante brasileiros que eu conheci nos EUA que morriam de saudade do Brasil. Perguntei a alguns de que, especificamente, sentiam saudades? Uns respondiam: Da praia, outros.. do samba, outros ainda respondiam da alegria do nosso povo, e por ai à fora.

Me dei conta de que alguns tinham falta de coisas que nunca tiveram. Um deles sempre viveu numa roça em Minas Gerais, nunca tinha visto o mar ao vivo, mas foi quem me respondeu que sentia saudade da praia. Outra, vinha de uma família muito religiosa e conservadora, era proibido ouvir música que não fosse evangélica. Mas foi essa que me respondeu que sentia saudade do samba.


Fiquei com vontade de pesquisar sobre o assunto, dado à curiosidade insaciável que tenho. De tudo eu quero saber um pouco! Mas... pensando melhor decidi não pesquisar o porquê dessa sensação, e sim pra quê. Voltei-me para o meu interior, para meus pensamentos, para refletir sobre passado presente e futuro. A resposta veio quase que instantaneamente. É muito provável que este seja um mecanismo da nossa mente para nos impulsionar para frente, para novos ideais, novas frentes, novos desafios. Talvez a saudade de um lugar que nunca esteve, seja uma mistura do desejo de se estar lá com a força motriz motivadora pra superar os obstáculos e ir. Da mesma forma, para a saudade de coisas que nunca vivemos... talvez seja hora de criarmos coragem pra vivê-las!

Comentários

  1. Essa força motriz nos dá uma coragem repentina e , por vezes, considerada insana. Até mesmo, nós, impulsionados por essa força nos censuramos e nos perguntamos: Como fui capaz disso ? Como fiz ? Por que falei ? A resposta, única e verdadeira,é que estava lá, dentro de nós o desejo, insaciável, absoluto e verdadeiro de querer ir. Seja a um lugar, seja a uma pessoa, seja a um novo caminho, um novo trabalho. Seja onde e o que for. Temos essa "força motriz". Essa determinação. Alguns passam pela vida "observando ". Outros passam por ela "vivendo". Belíssimo texto e excelente explicação. Permitiu-me ir a reflexão pessoal. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade prima! Vc com sua força e reflexões sempre inspirando.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  2. Tem gente q pensa q por isso já viveram essas vodas

    ResponderExcluir
  3. (...) Quero viver em ti saudade linda... Há muito tempo atrás escrevi isso, e ainda sinto dessa forma. Coragem para viver o que ainda não conheço não falta, gostaria de ter mais tempo. Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar. Apesar do espelho teimar em falar que não temos mais tanto tempo, nossa mente grita do outro lado: Ainda ha tempo!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido