Falar e Não ser Ouvido

Com certeza já ouvimos, pelo menos uma vez na vida, a frase: Você não entendeu o que eu disse? Por acaso estou falando grego? Ou quem sabe você mesmo já tenha até falado. Sobre esse mal estar que eu gostaria de tecer alguns comentários na manhã de hoje.
Sou adepto do Facebook e também gosto de fazer minhas postagens, mas vivemos uma modernidade em que ninguém ouve mais ninguém. Um tempo voltado para o Eu. Nunca fomos tão egoístas. Os encontros pessoais são ao mesmo tempo com seus celulares, almoçamos com o celular ao lado do prato. Todos estão falando mas ninguém ouvindo, não importa o que o outro fala, importa o que eu estou dizendo. Por exemplo: se chego em casa e digo: estou cansado! obtenho como resposta - eu também. Às vezes converso com algumas pessoas no WhatsApp e fico até rindo porque percebo que a pessoa não está lendo o que eu estou escrevendo. Por vezes preciso chamar essa atenção.
Ninguém está disposto a ouvir o que o outro diz apenas ser ouvido. 
"O Facebook é uma mostra disso, é lugar onde todos são felizes, onde coloca-se fotos perfeitas em lugares perfeitos; fotos do próprio corpo para cultuar seu hedonismo; onde você diz o que quer mesmo sabendo que não há ninguém para ouvir; é cada um usando sua máscara e vivendo sua personagem." L. Karnal
Sugiro darem um lida em Mateus 23. 27,28.
Agradeço por poder usar esta ferramenta porque tenho tido o privilégio de ter algumas pessoas me ouvindo.

Comentários

  1. Não raro me sinto num vácuo, escrevo ou respondo e parece-me que já estava falando sozinha, mesmo quando a outra pessoa já me respondia. Curo minha tristeza não fazendo o mesmo. Procurando ser diferente, dando tantas respostas quanto me sejam solicitadas. Não vou mudar as pessoas, mas não vou piorar em função delas. Necessito ainda assim, melhorar-me cada dia mais.

    ResponderExcluir
  2. Vdd Tenho vivenciado isso E tenho m voltado aos livros e palavra q ns de Deus q bs conforta e ns da direção en nossas escolhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dil. Mas ter alguém que nos escute é raridade. Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Marcelo, muito oportuno seu texto é que me faz lembrar do nosso grande Rubem Alves que já dizia:" sempre vejo anunciados cursos dd oratória. Nunca vi anunciados cursos de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Rosinha! Quase ninguém quer ouvir, muito menos aprender a ouvir. Dai a importância da "nossa" profissão.
      Obrigado por comentar. Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido