Roubo de Sonhos


Você já teve a impressão de alguém estar desfrutando de seus sonhos? Você já teve a impressão de que seus sonhos foram roubados?
Esses dias eu estava assistindo a um filme pela quarta ou quinta vez, primeiro porque eu amo ver nos filmes os lugares por onde passei, segundo porque o filme é bom memo. Trata-se do filme Uma Saída de Mestre. Conta a história de uma quadrilha que assalta um cofre cheio de ouro em Veneza, Itália. Mas, surpreendidos por uma traição de um deles, todo o ouro foi roubado.

O que me chamou atenção no filme, e quero colocar uma lente nesse ponto, foi que cada um da quadrilha tinha sonhos a realizar com sua parte no roubo, mas o que os tinha traído era o único que disse que não tinha planos para o que fazer com sua parte. O mais incrível é que a quadrilha vai atrás dele e quando o encontra vê que ele realizou os sonho de todos para si próprio. Ele não tinha planos para o que fazer com sua parte, mas comprou tudo que os outros queriam.

Há pessoas que são assim. Elas não tem seus sonhos próprios, elas se realizam nos sonhos dos outros.  Vivem em observar o que o outro tem, o que o outro quer, o que o outro sonha, o que o outro já teve  e, se tem a possibilidade financeira, realiza pra si próprio. São pessoas infelizes, inseguras, imaturas e com um desejo enorme de serem aceitas.

Não sei se meus leitores já passaram por essa situação, mas eu já. Há muitos anos atrás um amigo que trabalhava comigo foi à minha casa, e discutindo sobre os projetos que estávamos realizando juntos, ele me perguntou: Vc tem mais outros projetos que sonha? E eu, inocentemente, achando que se tratava de um amigo mesmo, abri meu computador e mostrei uma lista com dezenas de projetos que estavam em minha cabeça. Pois não demorou muito e a lista do Diário Oficial saiu, com os projetos culturais aprovado para aquele ano, e lá estava um dos meus...com o nome do me “amigo“ como autor. Discutimos, obviamente, disse que isso era roubo de propriedade intelectual. A amizade acabou, ele ficou com o projeto, com o lucro e com a culpa. Eu...criei novos. Uma vez o Secretário de Cultura do Estado me chamou de Usina de Idéias - preferí esse titulo.

O que se passa na cabeça de uma pessoa que faz isso? Será que ela sonha ser a outra a pessoa? Será que ela deseja ser aceita e amada pela outra pessoa? Não sei, não tenho essas respostas, só elas mesmas as tem, não é?

Ficaram algumas lições: Não divida seus sonhos com ninguém, a não ser que seja uma pessoa de ABSOLUTA confiança; Não há como fugir de pessoas assim, algumas querem o que vc tem, mesmo você não dando; Aprenda a se alegrar com tais coisas, a ver o lado bom disso...afinal você está inspirando alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido