Riqueza


Esses dias encontrei um amigo de infância que prosperou muito na vida. Fiquei feliz por ele porque conheço sua história de vida e seus pais. Sei que ele não veio de família de posses e que não teve condições de estudar. Até pouco tempo sua vida não era muito diferente da nossa, eu mesmo o ajudei várias vezes a passar pelas tormentas da vida.

Mas da mesma forma que seu sucesso me trouxe alegria, também me trouxe tristeza. Ele já não mais é um homem simples que vê valor nas coisas simples. Agora tudo que pensa é como obter lucro, vantagem, como ter mais sucesso. A amizade já não é tão importante; o encontrar o amigo em casa para um café também não, porque não tem mais tempo a não ser que o encontro seja uma coincidência, como foi o caso desse.

Esse fato me lembrou uma experiência que viví com o patrão do meu pai. Meu pai tinha tido uma crise de vesícula e precisou ser operado. Seu patrão deu toda a assistência e foi mais além. Meu chamou no escritório e me disse:
-Filho, seu pai está internado e estamos cuidando dele. Há algo que eu possa fazer por você? Está precisando de alguma coisa?
Ao que eu respondi:
-Não senhor, cuidando do meu pai e ajudando-o a voltar pra casa é tudo que queremos.
Mas ele continuou e para meu espanto disse:
-Filho, todos sabem que vc é um menino muito inteligente e eu gostaria de lhe colocar como meu dependente pra que possa fazer sua faculdade, o que acha?
Então respondi:
Senhor, eu lhe agradeço mas ainda sou menor de idade e meu responsável é meu pai. Se o senhor conversar com ele e ele autorizar vou lhe ser eternamente grato.

Lembro que ele era um português recém chegado ao Brasil e ainda não tinha atingido o auge de seu sucesso como empresário, isso viria em uns 10 anos. Bom, meu pai não permitiu, era orgulhoso demais pra isso, no fundo eu já sabia e eu não queria arrumar briga com ele. Mas....10 anos depois esse homem se torna um mega empresário no Rio de Janeiro, dono de açougues, padarias, concessionárias de automóveis e imobiliárias, tornou-se um homem duro, frio e calculista. Presenciei algumas cenas dele humilhando funcionários que eu me recusava a acreditar que era o mesmo homem que eu conhecera.

Essas duas experiências me lembraram do ensinamento de Jesus sobre riqueza.
"E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus." Mateus 19.24 
É claro que o ensinamento não diz que nenhum rico entrará no céu, Ele disse que é MUITO DIFÍCIL e eu penso que é justamente por isso, porque as pessoas se apaixonam pelo dinheiro e morrem de medo de voltar a não tê-lo. E aí a bíblia novamente fala sobre isso quando diz que "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" 1 Timóteo 6.10

Fica o conselho para aqueles que sonham ser ricos. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido