O Espelho

Comecei escrever este post mas não tenho a menor idéia de quando será postado porque sei que gerará polêmica. E alguém poderá até ficar chateado comigo. Mas de coração, estou falando de mim.

Quantas vezes você já ouviu a expressão "fulano parece que não tem espelho em casa...."? Ou então a expressão "Você não se enxerga não? " pois bem... Este post é uma crítica à mim mesmo, como se eu mesmo estivesse falando isso pra mim.

Sabe quando o tempo passa na folhinha (só os mais antigos vão saber o que é), passa nos seus cabelos, passa em volta dos seus olhos...mas teima em não passar dentro de você? Você já teve a sensação de todo mundo estar ficando velho menos você? Sabe quando a gente tenta fazer uma estrepolia que fazíamos mais jovens....mas não dá mais??


Há algum tempo atrás fui brincar com meus filhos. Vi uma barra de ferro e lembrei quantas coisas eu fazia na barra. Além de fazer o tradicional exercício "barra" .... eu subia, virava de cabeça pra baixo, colocava as pernas por dentro dos braços e virava de costas. Pois foi exatamente este último que me atrevi a tentar fazer. Pulei, segurei a barra com as mãos e dei o impulso com as pernas jogando-as por entre os braços. Até aquele momento eu não sabia abaixo do meu peito havia uma coisa chamada barriga. Os joelhos passaram, mas o restante das pernas ficou agarrada na dita cuja. E o pior...nem foi pra lá nem pra cá. Minha sorte foi as mãos ainda estarem fortes o suficiente pra segurar o corpo, mas confesso que se meus filhos não tivessem parado de rir e chamado alguém pra me ajudar a descer eu ia cair de cara no chão.

Sou um cara sério mas quem me conhece gosta de mim. Sou divertido, tenho um certo carisma, tenho assunto pra conversar pq gosto de ler sobre tudo e estar antenado em tudo que está acontecendo. Sou relativamente bom na minha area de atuação.....mas todas essas coisas até então eu não tinha percebido que são características internas. Sabe quando percebi isso? Quando aceitei de uma amiga uma sugestão de fazer um perfil num aplicativo chamado Tinder e num site de relacionamento. Quando meus filhos viram o tal aplicativo no meu celular, falaram: Que isso Pai??? Tinder??? Isso é pra quem tá desesperado, pai, no fim de carreira e não é o seu caso....kkkkkk. Eu respondi: Fiz num tom de brincadeira até pra saber como seria o feedback. Mas...Que terror!!! Quase tive de ir fazer terapia, quase perdi completamente minha auto estima. As colegas que curtiam meu perfil, em sua grande maioria, ou eram dez anos mais velhas que eu ou....digamos.....não tão abençoadas no quesito beleza. As que eu tinha curtido, em sua grande maioria, nunca me enviaram uma resposta....kkkkkkk

Esse acontecido, fruto de uma brincadeira que no fundo tinha um fundo de verdade nas respostas, me levou para o espelho. E lembra das perguntas que fiz lá em cima? As fiz a mim mesmo. Me faz lembrar uma frase muito famosa no Brasil "Você sabe com quem você está falando? " frase fruto de uma sociedade arrogante, de alto estima baixa, prepotente e imatura em todos os sentidos. Por exemplo e em contraponto, na Europa quando alguém sai da sua razão numa discussão e levanta a voz em tom arrogante ela recebe como resposta a seguinte pergunta "você pensa que você é quem pra falar desse jeito? " que diferença não é? ("Vc pensa...." ou seja você não é, só pensa que é)

No fim das contas a que conclusão cheguei? Triste das pessoas que ainda buscam relacionamentos pela aparência, triste das pessoas que precisam viver de suas aparências. Apesar de termos milhares de amigos no Facebook, amigos de verdade não são aqueles que estão preocupados com nossa aparência eles gostam do que somos por dentro. Eu quero sempre para o meu relacionamento pessoas lindas...lindas de caráter, lindas de lealdade, lindas de alegria, lindas de fé. Porque belas por fora já me trouxeram tantas decepções que perdi a conta.

Finalmente depois de mais de um ano vou ter coragem de postar!!!

Comentários

  1. "Narciso não acha bonito o que não é o espelho." Impossível não nos remetermos ao mito de Narciso, tão embevecido com a própria beleza. O espelho trai, pois ele nos confunde, por princípio ele reflete nossa imagem "inversa", o que já nos deveria fazer vê-lo com desconfiança. Olhar mais para o nosso interior é o princípio de um envelhecimento sadio, sem traumas ou medos. Estou feliz com o meu envelhecer, as dificuldades físicas aumentaram minha capacidade de reflexão, de tolerância, de paciência e de perdão. Se já não posso correr como antes posso pensar mais que antes.Acredito que sua experiência no aplicativo só foi "quase traumática" porque todas as pessoas que ali estão já "estão" porque no mundo real não olham na direção correta, procuram um ideal de beleza quase utópico. Se olharmos na direção correta iremos encontrar olhares atentos a nos observar. Há sempre um alguém procurando um outro alguém para amar. Basta esse olhos se acharem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário primoroso prima. Realmente nada a acrescentar. Cada dia vc me surpreende mais com sua elegância nas palavras, sua exuberância e fineza nos comentários. Obrigado por valorizar cada vez mais este blog.

      Excluir
  2. Arrasou Vânia! Irretocável seu comentário :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada primo Marcelo e Sandra Pacheco. A idade ! Ah ! se todos soubessem como é bom envelhecer.

    ResponderExcluir
  4. Maestro, concordo com os comenotários da Vânia. Não a conheço, mas, é sábio tudo o que disse. E, você,não faça mais estrepo lias para as quais o corpo não está tão preparado quanto antes. Kkkkkkkk. ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido