Ouvindo a Voz de Deus


Todos nós, em algum momento da vida, pedimos com mais veemência, clamamos por ouvir a voz de Deus. Por toda a história humana, em algum momento, alguém especificamente ou um povo clama pela voz de Deus. Normalmente clamamos a alguém que é maior que nós e tem o poder de nos atender. 

O Rio de Janeiro vive um momento que muitas famílias já começam a clamar com mais ardor por segurança e justiça. Há uma completa inversão de valores na sociedade, não se sabe mais quem representa o bem e o mal, não se sabe mais quem é polícia e ladrão, não se sabe de quem mais medo ter. Cada um com seu clamor, cada um com seu pedido, cada um com sua necessidade, e eu não sou diferente. Mas domingo tive uma experiência singular.

Há alguns dias tenho me entristecido com algumas coisas, e para quem tem me acompanhado no blog e lido meus textos, percebem isso com facilidade. Mas no domingo saí de casa para ir à igreja de manhã com um pedido muito claro, simples, transparente e direto: Deus, eu preciso ouvir tua voz hoje! Não foi um pedido como normalmente fazemos, não foi uma oração corriqueira, foi um clamor de alguém necessitado de respostas que só Deus pode dar.
E Deus não só me respondeu naquela manhã, como usou o mesmo texto à noite, falando através de outra pessoa e tive a clareza que a resposta foi pra mim. É claro que havia ali mais de mil pessoas e que provavelmente tenham tido a mesma impressão que eu, mas se a minha necessidade de ouvir a voz de Deus foi atendida então posso dizer que foi pra mim.

Então, visto que este blog tem alcançado tanta gente em tantos países diferentes, vou compartilhar o que esses dois pastores (Elber Macharetti e Marcos Ramos) falaram no domingo, dia 20 de novembro de 2016. Quem sabe possa abençoar a alguns como me abençoou.

Carta aos Hebreus capítulo 4.12-16
" Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno."

O primeiro pregador, Pr. Elber Macharetti, deu ênfase no momento de crise que todos nós passamos, lembrando da crise que o mundo viveu na época da guerra fria entre os EUA, de John Kennedy, a Russia, de Nikita Khruschev e Cuba, de Fidel Castro. O autor da carta de Hebreus escreve para dizer “que vale a pena, sim”. Ele escreve para encorajar aquela gente a perseverar na fé em Cristo. Para dizer, que eles não devem desistir. Para dizer que eles não devem voltar atrás! Para dizer: 

Sim, vale a pena! Vale a pena crer e seguir a Jesus”.

Então o pregador desenvolve dois pontos para argumentar em que a carta de Hebreus pode nos ajudar a superar as crises:

Em primeiro lugar, para lidar com as crises você pode contar com...

1.   A direção da Palavra de Deus

O autor quer dizer aqui que há uma conexão entre a Palavra de Deus e a perseverança. Sem a direção da palavra de Deus, a queda é mais do que uma mera possibilidade. A queda é uma certeza.    

A Palavra de Deus é discernidora, julgadora, no grego, a palavra é "kritikos", ou seja, a palavra de Deus é crítica, ela é capaz de criticar, de analisar, de apontar o que está certo e está errado. Como nos bonequinhos de críticas de filmes que estão em cartaz nos cinemas da cidade...

E em segundo e último lugar, para lidar com as crises você pode contar com...

2.  A compaixão do Filho de Deus
Em tempos de crise, há aqueles que se afastam de Jesus, se afastam da presença de Deus. Mas  a  bíblia nos ensina, a bíblia nos exorta a nos aproximarmos Dele com confiança. Porque Nele e só Nele receberemos misericórdia e encontramos graça que nos ajudará na hora ruim, no tempo difícil, no momento de necessidade.

“Cristo é o grande recurso de seu povo necessitado, 
capaz de impedi-lo de cair” William McDonald


Nos tempos de crise, o que fazer? Crise econômica. Crise no casamento, Crise profissional, o que fazer? No meio das dores, o que fazer? Quando nossos joelhos estão tremendo, e parece que vamos cair, o que fazer? Muitas vezes dá vontade de fugir! 
A resposta: Deus continua sendo Deus. Seja no tempo de prosperidade, ou no tempo de crise. Deus continua sendo Deus. O que vai acontecer daqui pra frente? Não sei! Mas estou seguro, porque Deus continua sendo Deus. Como sempre foi e Sempre será. 



O segundo mensageiro, Pr. Marcos Ramos, trouxe-nos uma revelação de que esta carta não foi escrita para uma igreja específica, ela foi direcionada ao povo hebreu e o autor faz um paralelo sobre o momento que estavam vivendo com a saída do povo do Egito. No verso 16 o autor fala "...a fim de sermos socorridos no momento oportuno." Esse "ser socorrido" não se trata de livramento de um problema corriqueiro mas sim do momento em que nossa fé vacila. É possível que nas circunstâncias das nossas vidas nós percamos a confiança.
  1. Quando oramos e nada acontece (leve murmuração)
  2. Quando as coisas não são da nossa maneira (teologia da prosperidade) e então começamos a "relaxar" na nossa vida espiritual.
  3. Quando começamos a deixar de orar, começamos a parar de buscar a Deus, e deixamos o compromisso que tínhamos antes, por causa das decepções.
  4. Quando nos tornamos céticos (motivos para justificar tudo isso não nos falta.)
  5. Quando abrimos mão dos valores morais (se Deus não está aí pra te dar uma força Ele também não está aí pra te disciplinar)

"Se Deus não existe, tudo é permitido" Dostoiévski


É importante reconhecermos que essa carta é um alerta, é um “tome cuidado" porque as aflições da vida podem fazer com que percamos o alvo, assim como muitos que estavam no deserto com Moisés também não chegaram ao alvo final.

Então no verso 14 o autor nos orienta a confessarmos nossos problemas ao nosso Sumo Sacerdote para encontrar graça e socorro porque Ele sabe de nossas aflições porque passou por elas também.
Vamos lembrar o que ele passou:

  1. Solidão - Apesar de estar com seus amigos eles o deixaram na hora que precisava;
  2. Assédio do Mal; Mt 4.1-11
  3. Amigos que o apunhalaram; Mt 26.23
  4. Dor física; Mt 27.26-37
  5. Passou por vergonha - Hb.13.13
  6. Vontade de pecar - Ele estava angustiado no Getsêmani.

Se Ele que é nosso referencial, nosso exemplo maior, sofreu tudo isso, sabe o que nós passamos. Mas Ele venceu para nos mostrar que é possível!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido