Pai - Uma tarefa Contínua



Hoje fiquei muito emocionado. Meu filho mais velho achou um vídeo que o mais novo gravou apresentando meu local de trabalho quando ele tinha apenas 8 anos. Lindo demais, ele apresentou o prédio..."É aqui que meu Pai trabalha, muito legal né?" dizia ele no início do vídeo. Depois ele continua, abrindo a porta e convidando... "- Vamos ver como é o trabalho do meu pai.. esse é o coral, esse dormindo no sofá é meu irmão de 11 anos e esse no piano, ensaiando é meu Pai, Oi Pai" e eu, apenas com um aceno de cabeça por estar com os olhos na partitura, as mãos no piano e a boca cantando, foi o máximo que pude fazer!  E ele seguiu feliz gravando tudo.

Fico imaginando o que faz um progenitor abrir mão da convivência com seus filhos? e não falo só na questão das separações porque há muitos pais ausentes dentro de sua própria casa. Há muitos pais que não tem o menor interesse em conversar com o filho, de ver um desenho que ele fez, de assistir um snapchat que ele gostou... Há mães esgotadas ao ponto de serem completamente ignorantes com seus filhos, que até para tirar um cravo do rosto é capaz de machucar todo o rosto do filho, descontando nele ou nela toda sua frustração como pessoa, mulher, profissional, mãe.

Sou um pai divorciado, que cria meus dois garotos sozinho. Há quem diga que sou um super Pai, porque lavo, passo, cozinho, cuido deles e das coisas deles. Ontem, depois de um dia muito atarefado, levando o mais velho para a prova do Enem, voltando para fazer o almoço para o outro, ainda com minhas preocupações profissionais, meu coral cantou fora e tive de estar com eles de 15:30 às 23h e quando cheguei em casa ainda fui olhar a camisa de escola do mais novo que eu tinha deixado na água sanitária pra ficar mais branquinha....ainda assim....penso que não faço o suficiente. Penso que eu poderia ser um Pai melhor.

Então eu levanto a seguinte bandeira: Não é o que faz ou deixa de fazer que faz de você um Pai ou mãe melhor, mas sim o quanto você entende que precisa melhorar e toma a decisão de fazê-lo. Não basta ser um bom Pai, ou uma boa Mãe, é preciso ser melhor a cada dia. É preciso se questionar o tempo todo...em que posso melhorar?

Talvez assim cheguemos lá na frente e olhemos a obra que fizemos com eles, a construção de caráter, da honradez, e tenhamos a alegria e a sensação de dever cumprido por criar um ser humano mais justo.

Comentários

  1. Somente pessoas absolutamente conscientes são capazes de gerar esse tipo sentimento.
    Qual o legado que queremos deixar?
    Seres humanos melhores, neste mundo cada dia pior. Dura tarefa...
    Parabéns! O seu testemunho de vida motiva muitas pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido