Onde foi Parar o Amor?

Não sei se sou eu que estou passando por uma reforma em grande escala ou se é o mundo que virou do avesso. Provavelmente os dois!!!
Desde que me entendo por gente sei que tenho uma forma diferente de olhar o mundo, como se não fizesse parte dele, como se fosse um expectador em alguns assuntos. Não estou falando das coisas que produzimos, aquelas que amamos fazer, aquelas que trazem o nosso alimento, que paga a educação e saúde dos nossos filhos...não, não estou falando disso. Estou falando da pulsão que gira o mundo, que gira essa máquina e que por muitas vezes entramos nela e viramos máquina tal qual e passamos a funcionar como ela.

A Bíblia diz que no fim, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria (Mateus 24.12). Não vejo mais amor nas pessoas, nem nas próximas a mim, salvo raras exceções. A máquina da fortuna ganhou a muitos, como se fosse um vírus que transforma todos em Zumbis.

Lembro-me da Orquestra que ajudei a fundar e dirigí e em Minas Gerais. Era uma Orquestra de iniciantes, alunos de música, a maioria deles sem nenhuma experiência de se tocar em conjunto. Ali ensinávamos tudo, desde como pegar no arco do violino até leitura rítmica. Eu sempre fui muito ousado em tudo que fiz, então meu repertório também refletia isso. Tínhamos o mais variado repertório que exigia deles um aprendizado e dedicação total. 
A Orquestra foi crescendo, as peças cada uma mais linda que a outra, fazíamos Óperas, Concertos Sinfônicos, obras com coro e orquestra... e por aí vai. Até que o tal do vírus chegou. Enquanto eu assumi a Secretaria de Cultura da cidade, lutando para implantar a Orquestra Sinfônica da cidade, com sede própria, área para concertos e uma escola de música de base para manter a formação de músicos pro resto da vida, os músicos se juntaram para duas coisas que para mim seria a derrocada de todo aquele trabalho. Primeiro se dividiram em vários pequenos grupos (agências) de músicos para tocar em casamento. Afinal de contas eles precisavam de ganhar dinheiro com a nova profissão que tinham. E em segundo, se organizaram para exigir da diretoria que o dinheiro do patrocínio fosse dividido entre eles e que os cachês pagos aos músicos profissionais convidados fossem pagos a mesma quantia para eles. Eu não aceitei nenhuma daquelas propostas então disse..."Se vocês querem caminhar nessa direção eu estou fora, escolham outra pessoa para dirigi-los"

Soube que a Orquestra continua viva, graças a Deus voltaram atrás nessa visão e seguiram em frente. Não os vejo mais nas grandes apresentações, grandes concertos, grandes montagens, mas continuam tocando. Isso é bom!

Então voltemos ao ponto principal da argumentação - Onde está o amor das pessoas? Seja por aquilo que faz, seja pelas pessoas que as cercam, seja pela família.... onde está o amor? O vírus da ganância tomou conta de muitos, não importa mais o que o outro está passando, o que importa é se eu estou ganhando o meu - "farinha pouca meu pirão primeiro". Não importa se vamos ter uma Orquestra na cidade que vai ser um ícone na cultura, o que importa é se isso me alimenta. 

As vezes me pergunto se sou eu o bobo da história, todo mundo enriquece, e muitos com o saber que eu compartilhei, e eu continuo me importando com outros tipos de valores... o financeiro é importante? sem sombra de dúvida, principalmente quando se tem adolescentes em casa que querem ter tudo que os colegas tem... mas será que vale a pena ter tudo do bom e do melhor e olhar para o lado e ver pessoas na miséria...ver meu semelhante sofrendo...ver alguns trabalhando com dores porque não se pode dar o luxo de ficar sem pagar o aluguel.

Se alguém me pergunta: Maestro, você sonha em ser rico? eu lhe responderia com a maior simplicidade fazendo uma outra pergunta. O que é ser rico pra você? Se for ter conforto pra você e sua família, conseguir colocar seus filhos no mercado de trabalho que lhes dê dignidade, alegria e realização, ter umas poucas coisas que me dão prazer em tê-las, como uma casa não tão grande mas com um jardim enorme, um bom carro, possivelmente uma BMW e uma moto a mesma marca pra viajar com minha companheira, poder viajar sem ficar fazendo contas de centavos e poder no fim de semana receber meus filhos em casa pra cantar em volta do piano de cauda enquanto a carne doura na churrasqueira. Dessa forma a resposta é SIM. Isso pra mim é riqueza! Mas se pra você ter coleções de carros, imóveis, ouro, morar numa mansão num condomínio de luxo, barcos, aviões, roupas de marcas...isso é ser rico então a resposta é NÃO, nada disso pra mim é riqueza. Respeito quem pensa diferente!

Quer ver uma coisa que me faz me sentir rico? quando posto uma foto antiga e dezenas de pessoas comentam sobre como o que fizemos marcou a sua história e de centenas de pessoas. Isso pra mim tem um valor enorme!

Talvez este post seja só um desabafo... mas talvez lhe ajude a pensar naquilo que é riqueza pra você e o quem ela tem a ver com o amor. Se sua riqueza é fruto de amor ou ganância.

Comentários

  1. Há tão pouca sabedoria na riqueza que o próprio Cristo fez uma metáfora ao falar que seria "mais fácil um camelo passar no pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus. O dinheiro é perverso pois se torna senhor de quem o possui. Numa passagem vemos um único (perdoe-me a redundância) homem rico, fiel e temente a Deus, Jó. Por seus filhos fazia sacrifícios (observa que ele não cria que seus próprios filhos, também ricos fossem fieis e tementes a Deus). Somente por este servo, talvez o homem mais rico de toda aquela época, Deus confiou, Deus acreditou e Deus sabia que seu coração não havia se perdido, apesar da riqueza. Vivemos momentos cruéis, onde o amor se esvai a cada dia e de senhores , os homens passam a escravos do dinheiro. Grande maldição em suas vidas e o pior é que nem os próprios se apercebem disto. Deus tenha piedade desta geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras prima!
      Vc sempre contribuindo de forma primorosa.
      Obrigado por comentar. Bjs

      Excluir
  2. Onde está o seu coração, alí está o seu tesouro Mateus 6:21
    Essa é a questão, onde tem estado o amor das pessoas?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido