Ministro de Música - Profissional em Extinção

Tenho me perguntado muito esses últimos dias pra que estudei e me formei em Música Sacra, com especialização em regência, se as igrejas hoje não querem mais esse tipo de trabalho e muito menos do "profissional". Temos vivido dias assombrosos em termos de liturgia. Tenho visto igrejas, que em meu conceito eram igrejas sérias, aderirem à prática de Culto Show, onde não pode faltar som alto, iluminação estrobocópica, moovi's, e é claro as estrelas gospel - cantores e pastores super star.
Ontem mesmo recebi uma amiga na minha casa que me questionou: Mas não é válido qualquer coisa pra trazer uma pessoa pra igreja? Eu respondi: Não. Se uma pessoa vem à igreja pra ver o show, no domingo seguinte vai ver uma igreja normal e vai se indagar....Não foi pra nessa igreja que entrei, quero o show! Ou então a igreja vai virar local de eventos como tem algumas já por aí sendo.
Não entendo isso como igreja, não entendo isso como reino de Deus. Tenho dito nos meus Pequenos Grupos que vida com Deus é diária e igreja também. Não se pode ir à igreja por um evento, deve ser uma prática, um compromisso que gera envolvimento.

"Ofereceis alimento impuro sobre o meu altar e ainda perguntas: Como temos te profanado?" 
Malaquias 1.7a

Mas de quem é a culpa? Pra mim será sempre de uma liderança míope, imediatista e comprometida com números e não com vida. Uma liderança comprometida apenas com o presente e não com o futuro. Uma liderança sem a preocupação de que tipo de igreja nossos filhos e netos terão.
Ter um ministro de música na igreja é ter uma pessoa que invista nas vidas, que produza uma prática de adoração contínua e que forme adoradores. Ter um ministro de música na igreja é ter alguém profissional da área para ensinar, até mesmo à liderança, o que convém e o que não convém à uma igreja em termos de liturgia. Mas infelizmente a insegurança, a falta de humildade, a arrogância, o sentimento de posse de muitos pastores,e a incapacidade e gerir um ministério compartilhado tem feito com que muitos ministros de música sejam obrigados a enterrar seus talentos.

Sou membro de uma igreja séria, de um pastor comprometido com o crescimento da igreja e comprometido com a história do povo Batista. Em nossa igreja temos mais de 10 corais além de Orquestra e grupos. Mas é com tristeza que vejo nessa mesma igreja 5 ministros de música formados, trabalhando voluntariamente (fora a que é a oficial contratada da Igreja), porque não tem mais espaço em outras igrejas e todos com experiências traumáticas com suas antigas lideranças. Porque os pastores não querem mais Coral, Orquestra ou nada que leve tempo pra ser feito, querem resultados rápidos, fast food, algo pra ontem.
Quando digo "os pastores não querem" é por entender que quem amplia a visão da igreja é o pastor, quem guia o rebanho é o pastor, quem alimenta as ovelhas é o pastor, então é ele que deve orientar o que é melhor pra igreja e o que não é. 

Tenho um amigo que é o "diretor de música" da igreja de um dos mais famosos pastores da televisão brasileira. E conversando sobre esse tema ele me disse: Marcelo, meu pastor mandou acabar com coral porque gente que se junta toda semana na igreja dá problema pra ele. Então ele perguntou: Mas pastor o que eu falo pra eles? Vão acabar saindo da igreja. Então o mais contundente pastor da TV disse: Meu filho, tenho uma igreja de 7 mil membros, o que 40 farão de diferença? Que eles procurem uma igreja onde tem coral e sirvam lá.

"Diz o Senhor dos exércitos: Se não ouvirdes com atenção e não dispuserdes o coração para honrar o meu nome, enviarei maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bençãos. Eu já as tenho amaldiçoado  porque não dedicais o coração para me honrar. Destruirei a vossa descendência, e esfregarei esterco no vosso rosto, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e com eles sereis lançados fora. Então sabereis que fiz esta advertência, para que a minha aliança com Levi continue." Malaquias 2.2-4

A visão do momento é ter apenas um bom grupo de louvor, de qualidade, que apresente um bom período de cânticos no culto. O restante da semana não interessa, o que interessa é o domingo. Um bom grupo que abra o show para a estrela. Igualzinho acontece lá fora. E falo com conhecimento de causa, fui ministro de uma igreja onde os SuperStar davam o show enquanto eu olhava para o templo, que no escuro só se via os celulares empunhados pelos pau-de-selfies e com seus donos pulando e gritando dentro da igreja.

Ontem um pastor meu procurou dizendo querer "comprar meu passe" - não sei porque eles usam esse termo!!! Mas seguindo....disse que precisava fazer a igreja crescer e se tornar mais relevante na sua comunidade. Me perguntou em quanto tempo eu deixaria a Igreja com coros em diversas áreas e uma orquestra. E para sua tristeza e decepção eu disse que pra começar é de imediato, mas para se ter uma orquestra tocando todos os domingos e coros de diferentes faixas etárias cantando nos cultos eu diria que pelo menos 3 anos para ser otimista. Ele abaixou a cabeça e disse: Poxa Maestro eu esperava vc dizer 6 meses no máximo, não posso esperar mais que isso. Eu disse, sinto muito meu caro, minha varinha não é mágica!

Infelizmente essa é a realidade de muitas, muitas igrejas brasileiras. Se nada for feito pra se mudar essa realidade a única coisa que posso dizer é: ...nos vemos no céu. Lá eu tenho certeza que vamos servir como verdadeiros adoradores! 


Meu conforto é saber que todas as coisas estão nas mãos de Deus!!!


*Eu já tinha acabado de escrever este texto quando pela manhã o pastor de minha igreja pregou uma mensagem com inflexão muito parecida. 
Quem puder assista!

Comentários

  1. Geração incrédula que não faz a vontade do Senhor e quer igrejas que façam as suas vontades e infelizmente há pastores (não vou reverenciar usando a palavra no minúsculo mesmo) que oferecem esses shows em troca de suas ofertas. Para Deus nada, para seus bolsos tudo. Estão tão perdidos que não se lembram mais da Palavra que diz: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor , não profetizamos nós em Teu nome ? e em Teu nome não expulsamos demônios ? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas ? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, Apartai-vos de mim, vós que pratiqueis a iniquidade." Cristãos frios que serão vomitados da boca do Senhor, pois estes causam nojo ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso esmo prima. Penso que alguns perderam completamente o temor à Deus.

      Excluir
  2. Para que você estudou e se formou(...)? Eu consigo ver parcialmente o porque. Minha visão míope impossibilita enxergar além da montanha, mas graças a Deus a percepção é bem sensível. Você estudou e talvez não alcance o impacto do seu ministério onde quer que esteja. O quanto tocou cordas, vidas, histórias... O quanto seu talento pode fazer, não importa o que pareça, ou o quão coisificado alguns seres desprezíveis distorceram esse Ministério ímpar. Mas Deus "não vê como vê o homem", e assim é preciso tirar o enxofre dos espetáculos, o estrelismo volátil, porque Ele não divide a sua glória. Eu não sou um padrão - nem pretendo ser - mas, em meio a tantas batalhas nessa área - que não são de hoje, afinal, Lúcifer regia o coral no céu e pretendeu ser Deus, assim com alguns pastorezinhos - sinceramente eu faria sempre o mais perfeito, o mais honrado, o mais genuíno Ministério. E você nasceu para isso. Você se entrega tanto que se mescla ao que nasceu para viver e fazer Maestro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras querida. É esse conforto, de saber que abençoei vidas, que melhorei de alguma forma as pessoas, que me alegra. Mas não aplaca a tristeza de ver muitas igrejas assim. Até Jesus chorou quando viu Jerusalém corrompida!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido