Nada lhe pertence mais que seus Sonhos!


Dizem que quem pára de sonhar, pára de viver. Eu acredito nisso! Um dos mais importantes escritos na obra de Freud, e um dos mais estudados é A Interpretação dos Sonhos. Dado a importância da matéria Freud escreve dois volumes. Esse assunto é tão importante e significativa pra nós que basta sonharmos queremos logo saber o significado daquilo que sonhamos. Não é surpresa as pessoas procurarem psicólogos e pessoas que são mais "espirituais" para lhe contar seus sonhos e obterem significado.

Há uma necessidade de significar aquilo que não entendem. Há uma necessidade de confirmação para seus desejos, objetivos e futuro. O mundo continua procurando um Oráculo.
Lembro-me de uma época em que eu sonhava todas as noites que estava perdendo meu filho. Uma noite eu o perdia numa praia, outra noite o perdia num shopping, em outra o perdia numa festa. Fiquei tão preocupado com isso que cada vez que eu acordava eu desenhava os lugares onde o tinha perdido, para que se eu passasse por algum daqueles lugares na vida real, eu ficaria mais atento. Até que um amigo me ajudou a olhar para dentro de mim e encontrar aquele menino perdido. Nunca mais esses sonhos me visitaram!

"Nada lhe pertence mais que seus sonhos" Frederich Nietzsche

A bíblia está repleta de histórias sobre sonhos. Desde José do Egito ao Apocalipse de João os sonhos são presentes na história humana. Se os sonhos não fossem importantes não apareceria tão relevantes em toda história.

É bem verdade que muitas noites não sonhamos, aliás, são mais noites sem do que com. Muitas noites são escuras, frias, sem significados, muitas são de perguntas, de aflições, de confissões...
Mas sempre vem aquela visitada pelo sonho, e ele a torna completamente diferente, singular, especial.

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. 
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. 
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
William Shakespeare

Eu não parei de sonhar! Ainda tenho muito por fazer, muitos sonhos pra realizar. É bem verdade que alguns são mais difíceis que outros porque o ser humano tem a tendência de tentar limitar e rotular o outro. Então naquilo que meu sonho, de certa forma, depende do outro, eu esbarro nos limites que o outro tem ou impõe. Mesmo que esses limites não venham de Deus!

O que fazer então??? Não desistir!!! Continuar sonhando... continuar acreditando que Deus abençoa aqueles que se propõe a fazer, e não a esperar pelos outros.

"Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro deixa de existir" Steve Jobs

E você, continua sonhando???

Comentários

  1. Os sonhos, sejam eles as imagens fantasiosas que ocorrem durante o sono ou aquele desejo profundo de que se realize algo que muito almejamos, são indispensáveis na nossa vida. Toda vez que durmo e tenho um bom sonho acordo mais leve, feliz. E acredito que frescor da vida é atribuído particularmente àqueles que sonham e que se esforçam para realizá-los. Há um dito popular que diz que " Você só envelhece quando deixa de sonhar". É Por isso que escolho continuar sonhando.

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que pude realizar até aqui estavam nos meus sonhos. Tudo o que se concretizou em minha vida fez parte de um desejo, consciente ou inconsciente, que de alguma forma residiu em meus sonhos. Passamos a vida envoltos em sonhos, pois por alguma razão muito "divina" temos esse direito de penetrarmos num estado de semiconsciência e viajarmos para o mundo, muitas vezes, indecifrável dos sonhos. Sua última citação, de Steve Jobs, me fez refletir: Será que estou deixando algum sonho para trás ?
    Maravilhoso texto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro bem dessa última palestra dele. Tudo que vc disse é verdade.
      Obrigado por comentar

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido