Homens Corajosos e Inteligentes


Hoje foi um dia que três coisas me inspiraram a escrever este texto. Primeiro foi à tarde, quando assistí ao filme Um Senhor Estagiário, com Robert de Niro e Anne Hathaway (indico). A segunda foi à noite, ouvindo sobre estatísticas brasileiras de homens que cansam da vida e escolhem o suicídio. E a terceira, um belo texto de Augusto Cury que recebi de uma colaboradora.

Essas fontes me fizeram lembrar de um momento muito ruim na minha vida. (Que coragem de abrir minha vida aqui... ) Há muitos anos atrás, quando me separei, perdi completamente o chão. Achei que fosse morrer; parceria que o chão abrira bem debaixo dos meus pés. Numa tacada só "perdi" tudo que era importante pra mim. Para quem teve o desprazer de viver essa situação sabe o que estou falando. Pra quem não viveu vai achar sempre que é exagero. Freud diz que o homem pra ser feliz só precisa ter estabilidade emocional, e o que produz esta essa estabilidade são duas coisas: Amor e Trabalho. (Claro que eu penso diferente dele e acho que Deus vem antes destas coisas). Eu perdi um e a desestrutura me levou a deixar o outro.

Me lembrei especificamente de um momento muito pesado, tenso e triste com meu filho mais velho, que na época ele só tinha 9 anos de idade,  mas que com um pouco de habilidade a transformamos num momento de crescimento. Ele andava triste com aquela situação, que se pra mim já era horrível, imagina pra um menino que tinha a "família perfeita". Andava cabisbaixo, choroso, e muito carinhoso e atencioso comigo. Eu adorava os carinhos dele, mas me preocupava o fato de mesmo estarmos nos relacionando e tentando tocar a vida ele continuava triste, linhas do rosto para baixo e uma preocupação muito transparente no olhar. Entao, um dia sentei com meu filho e tentei entrar no seu mundo interior. Começamos a conversar e eu, com muito cuidado, amor e voz baixa, fui perguntando o que se passava no seu mundo. O que lhe trazia tanta tristeza e preocupação. No primeiro momento ele não quis falar, mas depois de sentir confiança e segurança começou a abrir seu coração.
Em suas palavras me contava tudo que sentia e que estava passando na escola. A tristeza que sentia por um amigo e vê-lo passar por um momento tão dificil. Aí veio a bomba que mudou a minha vida pra sempre. O país estava passando por uma recessão, não tão grande quanto a que estamos vivendo hoje, mas não menos traumática pra aquela família. Ele me contara então que o pai do seu coleguinha não aguentou a pressão dos problemas causados pela falência da empresa, e um dia chegou em casa com a mãe e encontrou o pai enforcado. Que cena terrível para qualquer um ver, ainda mais uma criança. Perguntei então por que a tristeza e preocupação do meu filho, claro que eu sabia a resposta mas queria ouvir dele até pra exorcizar aquele pensamento. Meu filho, às lágrimas, disse: Papai, perguntei ao meu colega o que mais ele percebia no pai que o levou àquela decisão. E meu colega disse que o pai só andava extremamente triste. Então perguntei: Você tem algum medo filho? Ele respondeu: Sim papai, de acontecer o mesmo com vc porque vejo também sua tristeza.
Choramos juntos, mas Deus me deu as palavras certas pra transformarem a dor daquele coraçãozinho em um sentimento produtivo. Contei a minha história de vida, minha vida pobre com meus pais. Contei o tempo que não tinha o que comer e fui abrindo meu coração pra meu filho. E terminei dizendo: SEU PAI É UM SOBREVIVENTE, como vc ouviu, já passei por muitas dificuldades e sobrevivi, essa é só mais uma que vou superar e essa é mais fácil porque tenho duas pedras preciosas que me dão força o tempo todo - você e seu irmãozinho.
Continuei dizendo que pra superar grandes dificuldades é necessário ser corajoso e inteligente porque outras dificuldades virão. Saímos daquela conversa mais fortes e seguros. Ambos sentíamos ter a confiança do outro. Hoje, meu filho está com 17 anos, é um rapaz inteligente, bonito, seguro e altamente produtivo e criativo.

Se alguém que está lendo este texto estiver passando por uma situação parecida, ou se conhece alguém que esteja, apresente este texto como forma de incentivo e estímulo a continuar seguindo em frente e vivendo.

Para homens inteligentes 
Homens inteligentes sabem que ninguém é digno de um grande amor se não usar suas dificuldades para alcançá-lo. Homens inteligentes tornam perdas em ganhos, crises em oportunidades para crescer, lágrimas em brilhantes aprendizados. Têm coragem de dizer "onde errei e não percebi", sensibilidade para falar "eu preciso de você " e maturidade para confessar "eu te amo". Homens inteligentes não são autoritários. Não impõem suas ideias, mas as expõem gentilmente, ainda que não sejam aceitas(.... )sabem que o amor nasce no terreno da espontaneidade e cresce no solo da liberdade. Sua verdadeira força está em sua generosidade. (Augusto cury).

Comentários

  1. Mesmo texto vale para a variante feminina. Temos muitos problemas nesta jornada de criar sozinhos os filhos, de pensar , se morrer tudo fica mais fácil, a casa financiada tem um seguro e o filho terá um bem para recomeçar,aqueles que dizem que se importam e nos amas , na verdade não nos amam tanto assim, afinal, passam-se se horas, dias, semanas e meses sem recebermos a manifestação deste amor. A "forca" parece singela e acolhedora. Finaliza uma dor que parece não ter fim. Ah! tem aqueles que assim como o amigo do seu filho vai ficar cabisbaixo e sofrido.... mas essa dor também vai passar. Compreendo cada um dos personagens envolvidos nesta história, tal qual o filho, tal qual o pai, tal qual a esposa que se foi, tal qual a todos. Todos têm sua dor. Sua tristeza que parece tão avassaladora que não termina nunca. O que nos resta nestes momentos ? Só a misericórdia de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade querida. Eu gostaria de dizer que a vida é mais fácil, mas não é. Ótimas palavras as suas. Mais uma vez obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Numa amostra que analisamos certa vez, auferimos um resultado surpreendente. A maioria dos casamentos analisados, mesmo sendo falido e infeliz, o "homem" principalmente estaciona numa zona de conforto. Vive numa prisão emocional e fria. Sem dias verdes. Sem amor. Isso porque - ao menos nessa amostra - tornaram-se apáticos e sem forças para recomeçar. De tentar tudo outra vez. Diziam que pelo menos nessas relações já sabiam as arestas e assim continuavam. No caso das mulheres, também foi surpreendente para os analistas, muito embora não o fosse para mim. Elas (91,5%, numa margem de erro de 4%)tomavam a iniciativa por se negarem a "morrer a cada dia"... Foi uma pesquisa não viciada e não sou feminista. Ah, e respeitosamente discordo que você "perdeu tudo o que era importante" já que o de mais precioso que é a graça de Deus e filhos incríveis você reteve. E no olho do furacão a hiper sensibilidade de perceber o abismo em que seu filho primogênito se encontrava, tirando-o de lá para uma estrada diferente, um mundo novo, e ambos muito mais fortes. Ouço muitos casais falaram de suas histórias que terminaram, de infelicidade recorrente, mas a decisão de ficar ou partir é só deles, então apenas emito alguma opinião quando perguntam algo clara e especificamente. Não vou mostrar o que se negam a ver. E no intimo torço realmente por eles. Acredito na parceria, na cumplicidade, em relações férteis, embora as que conheça dessa forma, não ocupam os dedos de uma mão. Parabéns pela coragem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece uma psicologa falando....rsrsr. Mas parabéns pela colocação. So alguns pontos para ficarem mais elucidados. Essa estatística eu ja conhecia, sei que as mulheres tomam mais a decisão de sair. Se eu for analisar pela ótica machista diria, diferente de vc, que elas abandonam o barco com mais facilidade, e o coitado do Capital, afunda com ele. Outro ponto a esclarecer é a palavra entre aspas PERDI. Justamente entre aspas porque filhos não perdemos e outras dinâmicas podem ser formadas no âmbito relacional. Acredito que nunca perdemos o que é realmente nosso!
      Obrigado por continuar contribuindo com seus comentários tão preciosos.
      Grande beijo

      Excluir
  3. Perdas são sempre perdas!!!
    Nos incomoda e mesmo dói bastante perder algo ou alguém. Fato!! Porém, o sábio e necessário tempo ameniza e nos faz entender algumas coisas: Que Deus permite certas perdas, ainda que não entendamos no momento o porque... Mas, além de nos fortalecer, para descobrirmos o quanto somos resistentes, e conseguimos ir além das forças naturais... servem para "ajudar" alguém que precise lá na frente, encontrar forças para superar um momento também difícil, e que terá em nós um exemplo de superação... Assim como esse seu desnude de alma, ajudou com certeza muitas pessoas que leram.
    Parabéns, pela coragem e grandeza de caráter!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Ana. Realmente sou assim, simples, claro e direto. Obrigado por comentar também!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido