Filhos - A Flecha dos Pais

Sugiro ao ler ouvir esta canção.
 https://www.youtube.com/watch?v=GtfoEc2O1Zw
Domingo pela manhã ouvimos uma boa palavra do nosso pastor do ministério de casais e resolvi aprofundar um pouco mais o tema.
Não existem pais saudáveis, inteligentes, normais que não queiram ver seus filhos bem sucedidos, seja na área profissional, emocional, ou espiritual nosso sonho é sempre ver nossos filhos indo mais longe que nós. Pensando nisso é importantíssimo falar da responsabilidade dos pais em ajudar o filho a alcançar esse alvo. E para ilustrar o tema vamos usar a figura do arqueiro com seu arco e flechas.
O pai é esse arqueiro que empunha o arco para lancar a flecha, o filho, em direção ao alvo. E para ter sucesso em atingir o alvo, o arqueiro precisa ser técnico, preciso, para que sua flecha não se perca. Vamos ver então que técnicas são essas que os arqueiros precisam aprender.
1. POSTURA
Postura é uma das poses mais básicas de um arqueiro. Muitas mudanças precisam ser feitas na postura do arqueiro em relação à uma pessoa normal. O arqueiro precisa de uma postura linear e precisa. A posição dos pés, a postura linear para manter o equilíbrio vão contribuir para um bom lançamento. Da mesma forma o Pai. Sem postura não tem como ensinar o caminho do sucesso ao filho. Um pai sem postura cria filhos desequilibrados. Um pai, cujos pés não andam na direção certa, não andam em lugares moralmente saudáveis, perdem a possibilidade de lançar o filho para o alvo, para  o sucesso.
2. PREPARAÇÃO
A Preparação é uma ação preliminar, antes de puxar a corda, que afeta muitos movimentos e condições. Realizar uma preparação adequada vai ajudar o corpo a produzir a postura correta na puxada completa.
Princípios para uma preparação correta
1. Posição correta e rotação do braço que empunha o arco - O braço do pai deve indicar aos filhos o momento de "baixar a bola" assim o momento de levargar e incentivar;
2. Posicionamento correto e fixação do ombro - Manter-se ereto diante das adversidades não adotando uma postura depressiva;
3. Altura correta do ombro - Não deixar que essa postura passe a idéia de arrogância;
4. Manter precisamente o centro do corpo alinhado - O pai precisa ser centrado e os filhos precisam reconhecer isso no pai;
5. Manter um ângulo preciso - O ângulo dos pés estabece equilíbrio para o corpo, os filhos precisam aprender a serem equilibrados;
6. Posição exata da nuca - Precisa-se ter a cabeça no lugar na criação de filhos;
7. Respirar corretamente - Contar até 10 evita atitudes impulsivas;
8. Manter a flexibilidade das juntas - No mundo atual já não há espaço para pais inflexíveis;
9. Estabelecer um equilíbrio de força - É preciso saber quando apertar e quando afrouxar um pouco;
10. Produzir o arranjo e alinhamento apropriados para as partes de baixo e de cima do corpo - Ensinar aos filhos não serem dominados pelo prazer.
3. ENGANCHAR
Enganchar (colocar os dedos na corda) é uma ação que deve ser realizada cuidadosa e corretamente. A dedeira deve ser colocada de forma adequada nos dedos, e a corda deve ser encaixada de forma adequada na dedeira. Se isso não for feito da forma ideal, haverá inconsistência na postura do arqueiro, puxada, extensão etc., dependendo de como o dedo e a dedeira são colocados na corda. Se o arqueiro desenvolveu uma posição incorreta dos dedos na corda, será muito difícil corrigir esse erro. Por isso o arqueiro deve realizar o processo perfeito, sem deixar que os erros se desenvolvam.
Nós latinos, temos o costume de tocar o corpo um do outro e achamos isso importante também na criação dos filhos. Filhos tocados pelos pais, abracados pelos pais, beijados... São crianças mais bem resolvidas, não desenvolvem autoestima baixa, sabem que são amados. Assim como o arqueiro engancha a flecha na corda, os pais colocam os filhos nas ferramentas que os ajudarão a irem mais longe. Essas ferramentas podem ser cursos, práticas esportivas, momento de estudo diário, e até o desenvolvimento de uma vida de fé.
Que essa ilustração possa ajudar a vc, pai e mãe, a melhorar a cada dia o seu processo na criação e educação de seus filhos. Boa sorte!

Comentários

  1. Muito oportuno seu texto Marcelo e que nos leva à passagem biblica em Salmo 127:4. Você disse uma grande verdade, que nosso sonho e ver nossos filhos indo mais longe que nós, e a lógica da flecha e essa mesmo, ir mais longe que o guerreiro. Um ponto fundamental que precisamos salientar é que primeiro as flechas precisam estar na mão do arqueiro. Isso nos leva a refletir sobre quantos filhos não estão nas mãos do arqueiro mas, estão jogados, soltos, abandonados, dispersos... e muitas vezes ao redor dos pais, debaixo do mesmo teto. Boa reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sempre contribuindo de forma brilhante para valorizar ainda mais meu post. Mais pura verdade que vc disse, acho que a pior coisa é estar longe de alguém perto. Obrigado por comentar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido