Ciclo da Autossabotagem - Possíveis Causas das Repetições

Quero compartilhar com vocês uma série de post's sobre esse assunto que muito tenho visto nos dias de hoje. Pessoas sabotando seus relacionamentos, seu trabalho e até sua própria saúde. Dada a relevância, resolvi escrever um pouco sobre essa questão é espero poder ajudar a quem esteja nesse ciclo vicioso maléfico. 
Mas para tratar desse assunto precisamos pensar na primeira palavra -  CICLO - o que nos remete a pensar que a autossabotagem é uma prática que se repete. Então vamos pensar nessa repetição! 

Surge algumas perguntas sobre a questão: Por que ficamos cegos aos padrões de repetição que cometemos? Por que vemos mulheres sendo atraídas pelo mesmo tipo de homem que lhe faz mal? Por que aquele homem vive trocando de namorada? Por que os filhos daquela família apresentam a mesma dificuldade? O indivíduo que apresenta essa compulsão à repetição não tem discernimento do que está causando essa dificuldade. É como esse furacão que estamos tendo notícia que está chegando aos EUA, o Matthew, nada pode ser feito para contê-lo ou pará-lo. É um instinto que Freud vai chamar de Pulsão de Morte.

Essa semana assisti a um filme no qual os personagens inventaram uma máquina do tempo. E como sempre acabava mal, seus protagonistas voltavam no tempo pra tentar acertar na vez seguinte, mas sempre ficava pior. Essa é uma primeira explicação. As pessoas repetem seus atos destrutivos com a esperança e expectativas de que dessa vez será diferente e acertiva. Muitos até esquecem o que aconteceu de ruim se foi muito traumático. Então tudo que estiver relacionado ao trauma é esquecido. Essa é uma segunda explicação para a repetição. Quase sempre as pessoas tendem a escolher companheiros semelhantes e reeditar os dramas vividos.
Uma outra explicação para o ciclo da repetição está relacionado à imagem de si próprio. Alguém que tem uma auto estima elevada vê, percebe e escolhe de acordo com essa visão de si mesmo. Da mesma forma para alguém que tem auto estima baixa. Bem como as percepções que ela tem na infância e juventude sobre seu núcleo familiar e que tende a repetir quando adulto.
Esse primeiro post é pra que entendamos os fatores que nos levam a esse ciclo da autossabotagem. É importante que se alguém procura uma quebra desse ciclo, deverá conhecer os estágios e pontos para que a quebra aconteça. 






fonte: O Ciclo da Autossabotagem - de Stanley Rosner e Patricia Hermes, editora Best Seller

Comentários

  1. A pergunta é: como quero me ver no futuro????
    Então.... que tal sabotar a autossabotagem??? 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Lu, Vc com essa sua força de superação sempre admirável.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  2. Embora seja leiga, acredito que a autossabotagem têm dois grandes motivadores: baixa autoestima ( bem colocado no seu artigo) e insegurança. Só quem tem baixa autoestima pode apresentar comportamentos que causam estragos a si mesmo. Em relação a atos repetitivos, entendo que pessoas inseguras tendem a cometer os mesmos erros e tomar as mesmas decisões. De certa forma, agir com nova perspectiva implica novos caminhos e outras frustações. A pessoa sente-se segura agindo da mesma forma, pois acredita saber lidar melhor com determinadas situações com as quais está acostumada. O novo assusta. É necessário observarmos que se algo dá errado constantemente, algo está errado no nosso modo de agir. Há um pensamento que gosto muito de U. S Andersen: " A melhor maneira de mudar de vida consiste em mudar o padrão de pensamento."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te razão Sayo. Muito bem colocado. Perfeita a frase de Andersen.
      Obrigado por compartilhar

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido