Coronavirus - Uma grande provação para a igreja


Estamos vivendo um momento ímpar na história do mundo moderno. Algumas pestes já foram vistas na humanidade, como a Cólera em 1817, que matou milhares, a Varíola em 1896, que matou milhões, e a Peste Bubônica, mais conhecida como Peste Negra, que foi a maior de todas, ceifando a vida de quase 200 milhões de pessoas. Mas não tivemos nenhuma no mundo moderno. Creio que Deus está querendo falar ao mundo e nem o povo dele está atento às suas palavras.

No início de janeiro, chuvas quase destruíram Belo Horizonte e muitas outras cidades do Brasil. Hoje o mundo passa por essa Pandemia, e sobretudo espero que o povo de Deus ouça a sua voz. No Evangelho de João 4, está descrito a história do encontro de Jesus com uma mulher Samaritana e a palavra dele pra ela foi:
"21. Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22.Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23.No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura."
Se colocarmos essa palavra para nossos dias podemos dizer que Deus busca adoradores mais do que nos palcos da igreja (templo).
Não creio que já estejamos vivendo a Grande perseguição da igreja, descrita em Apocalipse. Não pelo Coronavirus, muito mais pelos povos que estão matando cristãos e ninguém fala nada. Como o Estado Islâmico matou há dois anos atrás, como os ataques no Sudão, na Índia, no Egito, no Vietnã, no Paquistão...
Milhares foram presos, mortos, queimados, e muito pouco se viu nos jornais da TV. 

Para mim o grande desafio da igreja de hoje é ser igreja verdadeira, é ouvir a voz do Senhor. É conseguir ser igreja que busca em Espírito e em verdade, sem os púlpitos, sem os palcos, sem os holofotes, sem os microfones. O grande desafio daqueles que dirigem o rebanho do Senhor é criar alternativas para que o povo esteja unido mesmo sem o conforto dos templos. Não adianta brigar contra os decretos governamentais, não adianta perguntar se está certo ou errado, o que adianta é se o líder vai dobrar o joelhos e clamar a Deus pelo seu povo, assim como os grandes líderes bíblicos fizeram. É pedir criatividade a Deus pra Ele mesmo dar alternativas para que seu rebanho não se disperse.

Assim como temos ouvido na mídia que não é tempo de férias, não é tempo de aproveitar o trabalho fechado para ir para a praia, curtir as rodas de amigos, ou aproveitar o máximo o sofá e a Netflix. É tempo de pastorear sua primeira igreja - SUA FAMÍLIA - tempo de voltar à igreja do primeiro século, quando se reuniam em pequenos grupos nas casas, onde partilhavam tudo e tinham tudo em comum. Meus filhos estão fora da minha casa, estão cada um em um país diferente, como eu gostaria que eles estivessem debaixo das minhas asas neste momento, mas não estão. Só peço que Deus os proteja. Se você tem sua família em casa, cuide dela. Se você é líder de um grupo maior, cuide dele, se você é pastor de uma igreja, ore por ela e ouça o que Jesus disse: "...amas-me? apascenta as minhas ovelhas."

Minha oração é que estejamos prontos para o maior desafio já posto para a igreja moderna.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido