A Difícil Tarefa de Liderar


Ser líder não é tarefa fácil, seja liderar uma Orquestra, um Coral, um Equipe de Trabalho, uma Igreja, ou até mesmo ser o líder em sua família. O líder sempre é visto como o caroço fora do caju. É sempre isolado, separado, e porque não dizer solitário.

Lembro-me de algumas vezes viajar com meus grupos (coral e orqueatra) e na hora do almoço era comum minha mesa ficar vazia. Ali não estava meus pares, eram todos músicos como eu, mas eu era o líder. Conta-se a historia de que  Hebert Von Karajan (O MESTRE para a maioria dos maestros) nunca ia nas festas de recepção para a orquestra. Quando A Filarmônica de Berlin tocava em algum lugar e após apresentação a orquestra convidada para um banquete, ele nunca estava presente, justamente por entender que os músicos não eram seus pares. Eles precisavam ficar à vontade (O que não acontecia na presença do líder)

Nos grupos de trabalho não é diferente, quando o patrão escolhe um líder de equipe, este passa a ser visto de forma diferente por colegas, e em algumas vezes mal visto. "Lá vem o puxa-saco!" "Vamos ficar quietos, o X9 ta chegando" Que tarefa árdua é ser separado para uma tarefa.

Aquele que é "separado" por Deus também sofre dos mesmos problemas. Quantas vezes ouço pastores, que mesmo amado por suas ovelhas, sentem a solidão do cargo. 

Até mesmo na família a visão é a mesma. Aquele que carrega a "lei", a "ordem" é sempre visto diferente, é sempre a carta fora do baralho. Apesar de ser amado e respeitado, muitas vezes não é compreendido nem tem o devido reconhecimento. 

Uma palavra para aqueles que criaram filhos sozinhos: Dificilmente aquele que cria tem o devido reconhecimento. Quantas vezes vi mães que sofreram pra criar sozinhas seus filhos, e depois de muitos anos o sorriso dos filhos era para o pai. Muitas vezes ouvi de filhos sobre a chatice da mãe, que criou, que sofreu, que ficou noites sem dormir, em alguns casos sem comer, trabalhando de dia, e fazendo sua segunda jornada quando chegava em casa, enquanto o pai que só ia vê-los no fim de semana (quando ia). Quando os filhos se tornaram mais velhos os elogios era sempre para aquele que durante toda a vida foi ausente.

A verdade é que nenhum líder pediu pra ser. Quem nasce pra ser líder, vai ser,  querendo ou não. E no caso da família, um dia os filhos ocupam o lugar dos pais, aí eles vão entender cada atitude, cada responsabilidade, cada ação.
Se você nasceu líder, deve aprender a conviver com as agruras da função, com a solidão, com a saudade, com a vontade de ser igual a todo mundo e não poder ser. Deve amadurecer para cumprir sua função como líder. Líder produz líder! Bom líder produz bom lider. E às vezes até um mal lider produz um bom lider, que aprende com as atitudes erradas do seu mentor.

Então meu querido leitor. Se você nasceu para liderar, agradeça a Deus por sua função e a desempenhe da melhor forma possivel. E quem sabe, termine a vida citando o Apóstolo Paulo, que escrevendo para seu discipulo, seu liderado, seu filho na fé, disse: "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé" 2 Timóteo 4.7



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido