Desafios do Relacionamento 1 - Convivendo com um Psicopata

Vou começar um série de post's para tratar de alguns desafios que lidamos todos os dias nessa vida louca que temos. Escolhí o tema PSICOPATIA porque assistí a um filme essa semana que alargou muito meus conceitos sobre as possibilidades quase ilimitadas de uma pessoa que tem esse transtorno de personalidade. O filme chama-se FRAGMENTADO, e retrata a vida de um homem, Serial Killer, que tem 23 personalidades diferentes e cada uma delas fala com temor de mais uma, a vigésima quarta, aquela a que chamam de Beast (Fera).

Por mais que estudemos, sempre novidades vem nos atualizar e nos preparar para o novo, para aquilo que a mente pode produzir. E no caso desse filme a novidade pra mim foi a capacidade de a personalidade afetar o fisico da pessoa, transformando-o em um monstro com força sobrenatural ou descomunal.

A psicopatia é um desvio da personalidade, um transtorno muito mais comum do que pensamos. Há dados que apontam um percentual altíssimo no mundo moderno. Pensamos que os filmes retratam muitos os psicopatas dos EUA, os serial killer's (pontuando que nem todo psicopata é um serial killer), mas no Brasil esse percentual é altíssimo também, gira em torno dos 5%.

O Psicopata tem características marcantes, como por exemplo: sedutor, cativante, centro das atenções, alegre e divertido, aquele que domina todos, aquele que dá e tem sempre a palavra final...(ou seja, algumas características de muitos líderes). O psicopata chora pra tentar convencer alguém do que ele quer, é capaz de matar uma pessoa e ir no velório da mesma porque não tem sentimentos sobre nada. Mente compulsivamente e sobre tudo.

É claro que não podemos rotular ninguém até porque o diagnóstico é bem difícil de se fazer. Mas há muitos indicativos que podemos nos ater para tentarmos nos desviar dessas pessoas. Na grande maioria dos casos o psicopata é homem, e tem a capacidade de, como um predador, detectar uma presa em potencial, o psicopata vê a mulher com fragilidades que a torna numa vítima perfeita. Mulheres sozinhas, carentes, vulneráveis, frágeis, são os principais alvos desses psicopatas.


O psicopata tem traços de crueldade mesmo mascarado pela bondade, mesmo parecendo estar fazendo algo bom para a pessoa. Travestido de "bom moço" ele faz tudo para conquistar o outro mas com o objetivo de ter toda a atenção voltada para ele mesmo. Ele é capaz de fazer uma maldade com um pai de família sem ter nenhum sentimento sobre a família do pai.

Algumas orientações:

Mulheres que estão num relacionamento que lá no fundo sabem que está doentio e não consegue se livrar disso, cuidado! você pode estar se envolvendo num relacionamento perverso. Tanto seu quanto dele. "Ele é ruim, mas tem algo que me interessa, há algo de ganho para mim." Fique alerta porque muitas mulheres morrem por motivos os mais fúteis possíveis.

Há pessoas que me perguntam: Mas se a pessoa for um cristão? devemos amá-lo? tentar restaurá-lo? Veja bem... há diversos níveis de psicopatia, alguns podem ser tratados e até estarem sob controle de uma medicação, o que na Europa chama-se de Castração Química, mas falar de cura é bem difícil. Outros de níveis mais profundos, nem a psiquiatria tem total domínio. Então vale ressaltar que é bom, prudente, saudável, manter distância dessas pessoas. Se Deus pode operar milagre na vida de uma pessoa dessa - pode - mas milagre é só pra Deus.





Comentários

  1. Muito bom falar sobre esse tema extremamente diferente de tudo. Eles fazem o mal e não tem remorsos.

    ResponderExcluir
  2. Tema complexo esse. Isso é mais comum entre os homens? Acho q ja vi algumas mulheres q apresentavam algumas características dessas Mas sendo q menos grave. Nunca estive próxima de homens c essas características, mas já ouvi falar. Complexo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim...Na maioria dos casos são homens. Mas acontece em mulheres também. Lembra dos casos da viúvas negras? Aquelas que matam o marido pra ficar com a fortuna dele? É o mesmo caso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido