Mantendo a Fé


Sabe aquele dia que você tira só pra fazer pergunta... sabe aquela dia que você questiona tudo e todos.... Sabe aquele dia que você tem vontade de chutar o pau-da-barraca.... pois é você não está sozinho. Ao redor do mundo, milhões de pessoas fazem todos os dias estes mesmos questionamentos.

Tem dias que questionamos mais a vida, os conceitos postos, a cultura do povo, a passividade diante das adversidades, a nossa vida como um todo, e por aí vai. Ontem estava meditando sobre a letra de uma música do Geraldo Guimaraes (um compositor a quem admiro), muitos questionamentos vieram em minha mente. A letra é essa:


Quando tudo em mim era incerto
Os meus olhos já não viam tuas mãos
Se hoje eu não tenho o que espero
Aprendi a confiar meu coração, a ti

No Deus que cumpre sua palavra e me guarda
Mesmo quando penso que é chegado o fim
Eu só preciso adorar em meio às dores
Pois o milagre é um detalhe para ti

Fui alcançado por tua graça, maravilhosa graça
que trouxe salvação para mim
Eu não mereço tanta graça, mas por misericórdia
recebi, O maior milagre Deus já fez em mim

As três primeiras frases da música falam de uma pessoa que chegou ao fundo do poço, de alguém que pensa que chegou ao fim de suas expectativas. Me lembrei dos encarcerados, dos doentes terminais, e dos vitimados pela angústia e pela melancolia. A nossa mente é tomada por perguntas como: Por que? Pra que? Até quando? Perguntas que creio que muitos de vcs fazem todos os dias ou que tenham feito pelo menos alguma vez na trajetória de sua vida.

Então uma amiga compartilhou um trecho de uma mensagem de John Piper que respondeu algumas perguntas. Quem sabe este texto possa responder alguns de seus questionamentos ou pelo menos trazer uma luz que mostre o caminho pra achar a resposta...

Em 1 Pedro 5, um texto muito conhecido, diz que o diabo anda ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. O que sacia a fome do leão? Carne, óbvio. Então Pedro faz esse paralelo do leão com Satanás*. E qual é a "carne" que sacia sua fome? Nossa Fé!
(* Só aqui dá outro tema de estudo - Por que a bíblia usa Leão tanto pra representar Jesus como o diabo; Por que a bíblia usa a serpente pra representar tanto o diabo quanto Jesus {no episódio do povo no deserto sendo picado por serpentes e Deus ordena que Moises faca uma serpente de bronze ponha numa haste e todos que olham pra ela ficam curados - uma clara representação de Jesus)

Em Mateus 22.31,32 Jesus diz: "Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."

Satanás pede a Deus para "cirandar" Pedro, como trigo. Ou seja, passar ele na peneira, como se faz com o trigo. Com que objetivo? Para que Pedro saísse do outro lado e na peneira (tribulações e dificuldades) ficasse a FÉ de Pedro.

As tribulações tem um motivo, um propósito que eu não sei ainda, uns dizem que é para nos aperfeiçoar, mas eu não acredito muito nisso. Tem gente muito boa morrendo de sofrimento e não vivendo para ver aperfeiçoamento nenhum. Mas isso é outra questão que precisa de resposta mais pra frente. Vamos nos ater ao ponto de hoje.

Não podemos deixar que as tribulações façam com que percamos a Fé. Precisamos dissociar os problemas, do diabo. Um é um... outro é outro. O objetivo de Satanás é falar no nosso ouvido que aquela dificuldade, que aquele problema, que aquela tribulação atesta contra o amor de Deus. O objetivo dele continua sendo o mesmo que teve com Eva, plantar na nossa mente a dúvida se Deus realmente se importa conosco. Não deixe isso acontecer! Não erre de novo como Eva!

Claro que temos outros questionamentos... como por exemplo: Por que Deus deixa Satanás fazer isso? Por que nos permite passar por tantos problemas? Por que Jesus tem que interceder por nós, como intercedeu por Pedro? Jó não teve a mesma sorte. Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?

Mas esses, são outros questionamentos que assim que as respostas forem aparecendo eu compartilho com vocês. O mais importante é entender e chegar à mesma conclusão que o compositor da música citada chegou: "Fomos alcançados pela maravilhosa graça de Jesus!"

Ótima semana a todos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido