Ajuda ao Próximo

Ajudar ao próximo é além de uma ordem bíblica, uma obrigação moral. Não sei como pessoas enriquecem e não tem a capacidade de ajudar ao próximo, pra mim muitas são mais pobres que eles. São tão pobre que a única coisa que tem é dinheiro.

Tenho visto ao longo dos anos um equivoco acontecendo no tocante à ajuda ao próximo, principalmente por parte de organizações religiosas. O espiritismo tem um trabalho muito forte nessa área, mas a ideologia deles está equivocada. Ajudam para melhorarem a si próprios, ajudam pra ganhar o céu ou para se ter um grau mais elevado na próxima encarnação. Da mesma forma tenho visto equívocos em pessoas de igrejas cristãs. Já ouvi argumentos de que não podem ajudar a fulano ou ciclano, por ele está sendo tratado por Deus; outros dizem, não posso ajudar porque ainda não ouví a voz de Deus mandando eu ajudar; e ainda aqueles que dizem não ajudar porque a pessoa está em pecado.

Gostaria de pensar um pouco sobre esses três exemplos:

1. Se eu não posso ajudar porque a pessoa está sendo tratada por Deus... isso quer dizer o que? Que vou estar contra Deus? Que o tratamento de Deus me exime de qualquer ajuda? Então pensemos....Se um filho seu for preso, a justiça impetrou uma pena que ele tem de pagar, está sendo tratado pela justiça. Você não vai visitá-lo? Não o ajudará? Não levará produtos de cuidados pessoais? Não dará amor? Não ajudará a cuidar de sua família? Lembre....ele é seu filho! O fato de a justiça dos homens estar tratando dele não impede você de ajudá-lo. Quando ele cumprir sua pena, terá em vc um amigo e uma gratidão por toda a vida.

2. Se não vou ajudar porque não ouvi a voz de Deus, ou porque ouvi Deus dizer espere...então entramos num conflito teológico. Não mais acreditamos na bíblia como a voz de Deus e sim numa voz "etérea", "fantasmagórica" e "sobrenatural". Olha o que Tiago diz em sua carta no cap 2.14-17

"Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus, e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. Se um irmão ou irmã sofrer por falta de vestuário, ou por passar fome, e se vocês lhe disserem: “Procure mas é viver pacificamente, e vá­ se aquecendo e comendo como puder”, e se não lhe derem aquilo de que ele precisa para viver, uma tal resposta fará algum bem? Assim também a fé cristã, se não se traduzir em actos, é morta em si mesma.

E por último mas não menos importante...Não posso ajudar porque a pessoa está em pecado. O tempo de contaminação já passou. No Velho Testamento aqueles que eram acometidos de lepra, eram tirados da cidade e eram obrigados a usar um sino para que todos soubesses que ele tinha uma doença contagiosa. Na cultura judaica também não se podia tocar em um defunto para não se contaminar.

Em lugar nenhum da Bíblia está escrito que o pecado é contagioso. Muito pelo contrário, o pecador tem que ser abraçado, acarinhado, cuidado e amado. É assim que Jesus nos ensinou. Agora, se você vive um outro Cristianismo precisa se perguntar se é o de Cristo mesmo. Porque Deus não nos instituiu juizes de ninguém. Podemos até julgar atitudes, práticas, comportamentos, mas isso não nos dá o direito de condenar ninguém.

Faça a diferença! Seja diferente! Viva o Cristianismo de ser sal e não caramelo de querer adoçar a boca de todo mundo!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido