Hora de Mudanças

Chega um momento na vida que sentimos que é hora de mudar. Mudar conceitos, estratégias que não deram certo, voltar atrás em caminhos que entramos errado, mudar de lugar, se desvencilhar de coisas que só serviram de contra peso na vida, e até mesmo abandonar crenças que eram nada mais que autoajuda.

Mas... como difícil é tomar essa decisão! Principalmente se nessa decisão estiver envolvido outras pessoas. Mas tenho, nesses últimos tempos, aprendido que somos nós mesmos o protagonista de nossas vidas. se não fizermos nada por ela, ninguém vai fazer!

Mudar Conceitos:
Há conceitos que seguimos durante a vida que são muito bons, mas outros não. O conceito do - Quem planta colhe, só serve para a plantação mesmo. Nem sempre o que você planta na vida vai ser o que você vai colher. Tenho visto muita gente que não fez nada de bom nessa vida para ter sucesso e ainda assim estão lá, do mesmo modo tenho visto pessoas que a vida toda foram honestas e acertivas e ainda assim não obtiveram sucesso. Há sempre uma pitada de sorte e a boa vontade de Deus em dar ou não. Analise todos os conceitos que seguiu durante a vida, aqueles que foram bons e deram certo continue seguindo, mas os que não deram resultado, jogue fora e continue em frente.

Mudar estratégias:
Se a vida toda caminhou numa estratégia e não deu certo, procure pensar diferente. Se bater-de-frente não está dando certo quem sabe se humilhando e cedendo, dê. O problema nosso é achar que uma estratégia que deu certo para fulano e siclano dará certo pra nós, e isso não necessariamente é verdade. Ouse! Se reinvente! Busque alternativas!

Voltar atrás:
Nem sempre dar um passo atrás seja uma perda, uma humilhação ou um fracasso. Um passo atrás pode ser a melhor forma de seguir em frente. Quantas vezes vc já pegou uma rua errada e ao ver que estava errado voltou? assim é a nossa vida...seguir em frente num caminho errado sem saber onde vai dar é burrice.

Mudar de Lugar:
Como mudança é ruim....aff! quanto trabalho fazer caixa, esvaziar caixa, desmontar, montar, coisas que se perdem…Tenho um amigo que diz que 3 mudanças equivalem a um incêndio (rsrsr). Mas como permanecer em um lugar onde vc sente que não pertence alí, como permanecer num lugar em que as portas não se abrem? Por mais difícil que seja uma mudança (e aqui não estou sugerindo alguém ser cigano) às vezes é necessário pagar o preço e seguir para outro lugar.

Deixar os contra-pesos:
Neste ponto o mais difícil mas também mais importante é saber o que ou quem está sendo o contra-peso em sua vida. Muitas vezes não queremos abrir mãos de coisas nem de pessoas, mesmo que essas tragam prejuízo à nossa vivência. Só temos coragem de deixar quando a situação atinge a segurança. Temos de aprender a lidar com perdas. Um dia perdemos outro ganhamos, um dia algo morre e no outro nasce. É muito importante reconhecer os processo naturais da vida.

Abandonar crenças:
Como vivemos num mundo cercado pela religião, fomos ensinados desde cedo a crer em coisas que não necessariamente são verdadeiras, coisas que não necessariamente acontecem. Vivemos tempos difíceis que muitas vezes não podemos acreditar nem no que é falado de púlpito. Muitos deles estão prostituídos, deteriorados, desonrados e manchados pela ganância, egoísmo e poder.
Se há algo em que podemos confiar é na Palavra de Deus, e ainda assim com uma ótica madura, sem achar que Deus é um Pai que sempre te protegerá e dará tudo de que precisa. Isso não é verdade. A justiça de Deus não é a nossa. Fomos feitos segundo à imagem dEle, não igual a Ele. Temos caminhos diferentes, formas de pensar diferentes, amor diferente, justiça diferente e tempo diferente.


Se realmente queremos mudar nossa vida, devemos ter a capacidade de pagar o preço dessa mudança. Amigas mulheres, vocês sabem bem o que quero dizer. Quanto custa mudar sua aparência? de um cabelo cacheado para liso? de liso para cacheado? de castanho para loiro? e por ai vai....nada é de graça. Não espere que mudanças não tragam sua conta, elas chegarão!

Ouse ser melhor! ouse ser diferente! ouse ser único! se alguém um dia disse a você que não existe ninguém insubstituível, estava completamente enganado. Quem substituiu Beethoven? Ou Tom Jobim? Quem substituiu Monet? ou Picasso? Quem substituiu Airton Senna? e por aí vai...

Você também é insubstituível! Forma única, única digital, único DNA. E para tanto não aceite uma vida menor que você merece. Mude aquilo que precisa ser mudado para que o imutável seja reconhecido e respeitado como de valor.



Comentários

  1. A mudança até mesmo quando é aquela que desejamos trás consigo um frio na barriga peculiar. Isso porque ela também nos tira da zona de conforto. Leandro Karnal bem discorre a respeito quando diz que "a zona de conforto nos limita, nos impede de evoluir, de nos superar(...)" - Muitos se restringem a uma vida medíocre, ou feito criança mimada e mal educada sentem-se vítimas da vida, das pessoas, do próprio Deus. Agora vou aqui discordar veementemente da sua afirmação de que "(...) a boa vontade de Deus em dar ou não". Deus transcende o homem em todas as possibilidades. Ele é Aquele que esvaziou-se de sua glória para resgate do ser humano em todas as suas mazelas. Ele é o mesmo que tirou a prostituta do pó para uma vida digna sabendo de sua podridão interna. Falo e afirmo que Ele é sempre cheio de boa vontade, generosidade, misericórdia sem acepção de pessoas. E me pergunto se talvez (perdoe a redundância) aquilo que determinadas pessoas querem, insistem, desejam, lutam desesperadamente vai ser bom para elas. Deus jamais se contradiz e a palavra afirma que "Ele faz infinitamente mais e melhor". A respeito da colheita também creio, vejo e vivo a verdade de que ela é compatível com a semeadura. Ainda que nosso tempo não seja mesmo o tempo de Deus. E ainda há respostas que não teremos porque não nos compete ter. O mundo gira intermitentemente e em dado momento vamos sim ver o produto do que empreendemos, investimos, desistimos, destoamos e por aí vai. Agora que somos únicos no projeto arquitetado por Ele é verdade. Assim como ele nos conhece intimamente, vê o nosso coração, chama a cada um pelo nome. Quando pensamos que estamos sós, Ele nos vê. Quando pensamos que não vamos conseguir, Ele nos sustenta. Quando pedimos sinceramente por um coração feito o Dele, há uma transformação genuína, Ele olha para nós com aquele olhar tão cheio de amor e não há força capaz de impedir sua vontade, e daí tudo acontece. A paz acontece. O que importa é a vontade Dele. E a vida acontece em toda a plenitude que cala nossa pequenez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seus, sempre ricos, comentários. Não precisamos concordar em tudo, cada um fala de sua própria experiência. Também penso que o bom pra um não necessariamente seja bom para o outro.

      Excluir
  2. Ahhh discordar não é desrespeitar certo? Concordo com Nelson Rodrigues quando disse que "a unanimidade é burra". E com a filosofia de que somos "seres pensantes" - isso nos torna únicos. Mas estejamos em sentinela para vivermos o que dizemos, o que defendemos, o que cantamos e professamos... (...) Enquanto houver em mim a vida que me deu, e da tua bondade eu puder lembrar(...) - que Aquele que é, que era antes de todas as coisas faça suave a tua estrada...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido