Orgulho e Vaidade


           Eclesiastes 1.2 diz assim: "Vaidade, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo 'e vaidade"

Durante um tempo na minha vida fui muito orgulhoso. Talvez pelo fato de ter saído de uma comunidade pobre no Rio de Janeiro, ter lutado pra fazer uma faculdade numa época que era muito difícil e conseguir vencer na minha profissão. Ter saído do Brasil e conhecido vários países, ter a resiliência pra superar minhas limitações e aprender a falar novos idiomas, mesmo sem condições financeiras para fazer um curso. A vaidade também é algo que brandamente me cerca. Talvez pelo fato de gostar de cuidar de minha aparência(que já não é das melhores memo cuidando), muitos amigos e amigas me taxavam como "metrosexual" (risos). Talvez pelo fato de como me posiciono, das coisas que gosto, enfim... coisas que com o passar do tempo não damos mais tanto valor, ou não vivemos com elas assenhorando nosso caminhar.
"O mundo atual nos impulsiona a sermos únicos, os mais bonitos, mais inteligentes, os mais bem sucedidos, os que tem as fotos mais lindas nos lugares mais espetaculares mostradas diariamente no facebook. O orgulho, apontado como vaidade vai nos levar a sermos cada vez mais apaixonados por nós mesmos, é o mito de Narciso, amplamente resignificado por Freud - é o ser apaixonado por sua própria imagem. no espelho há um demônio que diz: Venha! apaixone-se por voce mesmo, pelo seu reflexo, por quilo que voce aparenta ser. A vaidade nos leva a amar as nossas virtudes como se elas fossem nossas, como se ser bonito, rico, inteligente, forte, influente e carismático, fosse algo que eu tivesse lutado pra conquistar, quando na verdade isso nos foi dado por Deus como um talento pra ajudar ao próximo. Ter orgulho de sua inteligência constitui o pecado da vaidade, posto que foi uma coisa que ganhei pronta e não tive nenhum mérito em sua criação." (L. Karnal)
Lembremos que Tiago diz no cap.1 verso 13 "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado por suas própria concupiscência."
Segundo Oscar wild, se resistimos a tentação é porque ela não foi forte o suficiente. Portanto, meus amigos, o orgulho e a vaidade batem na porta tanto dos poderosos quanto na dos humildes. Lembre que Deus abomina os orgulhosos.
Quando passamos dos 40, passamos a enxergar coisas no mundo que não víamos enquanto jovens. Vemos nossos atores e atrizes de cinema perderem a beleza, vemos pessoas desprovidas de beleza conquistando nações apenas com seu sorriso, passamos a enxergar outro tipo de beleza, passamos ater orgulho de coisas mais simples, um orgulho que não trás malefício nem a si próprio nem a outros.
Então vai um conselho... não espere a vida passar pra descobrir que as simples da vida tem um sabor e valor maior que coisas que o tempo leva!
Pense nisso!!!

Comentários

  1. Muito bom! Vou discordar(rsrsr)apenas do Oscar Wild - só posso falar por mim - a tentação por mais forte que seja, ceder ou dizer não ainda é uma escolha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre com comentário inteligentes.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  2. Verdade. Quem dera que quando jovens tivéssemos a visão que temos hoje.
    Seríamos mais completos! Hoje vemos valores onde nem ousavamos olhar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido