O Valor da Cultura e do Conhecimento


Quanto vale o conhecimento? Quanto vale o saber? Quanto vale a auto estima elevada? Quanto vale a lapidação de um talento?
Hoje estive pensando sobre essas perguntas num país onde é "ensinado" que é melhor, mais fácil, mais rápido e sem consequências negativas, tomar do outro, subtrair, roubar.... do que dar, doar e servir.
Nós, militantes da arte, da cultura em suas mais diversas formas nos deparamos com isso todos os dias. Quando vemos preços altos, até mesmo abusivos em alguns casos, em coisas que não trazem valor duradouro. O que é valorizado em nossa sociedade é o status o supérfluo e o imediato. Paga-se 250 reais num tratamento de cabelo ou num tênis de marca (não que não seja importante) mas na hora de pagar uma entrada num Concerto, num teatro, numa pintura, ou numa aula de música é tudo caro, reclama-se de tudo, pedem desconto, barganha-se com tudo.
Nossa sociedade não vê importância do ensino das artes na escola, a escola que tem a matéria instrui o professor a não reprovar, ou seja, sua matéria não reprova. Logo, o aluno se sente desobrigado de cumprir metas, testes e provas.
Sonho com um Brasil crescendo e totalmente mudado nessa questão mas sei que um crescimento desse nem meus netos verão. Então fica a pergunta: Por que continuar vivendo num país assim? Cada um tenha a sua própria resposta.

Comentários

  1. O Brasil é um país lindo, terra fértil, gente bonita e hospitaleira. O entrave são principalmente aqueles que decidem os rumos dessa terra - políticos sujos que deveriam ser expatriados. Infelizmente faculdades hoje dizem em sua maioria que não são alunos e sim "clientes" por isso deixei minha cadeira em duas delas. Não vou colaborar com a entrada de lixo na vida e no mercado. Infelizmente a arte, a música e afins não têm o valor equivalente nem de perto, mas não podemos desistir dele. É a nossa sofrida bandeira. É onde somos legítimos cidadãos sem precisar esconder em latas de lixo de países como os EUA por exemplo. Lutar sim! Desistir ou substituir jamais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar, mas gostaria, se possível que se identificasse. Será um prazer tê-lo(a) por aqui.

      Excluir
    2. affffff! Mandei do celular, sorry! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido