Feridas da Alma 2 - HUMILHAÇÃO


Hoje eu quero falar sobre outra ferida da alma que por vezes é confundida por uma questão de semântica. HUMILHAÇÃO - o dicionário traz como significado:
Ação em que alguém humilha, rebaixa, diminui o valor de outra pessoa ou coisa; rebaixamento moral; afronta, diminuição. Quem teve sua honra ou dignidade ofendida; desonra, vergonha. Ação em que uma pessoa é diminuída numa escala hierárquica. Ato que resulta em obediência; abatimento, submissão.

Há um texto bíblico muito mal interpretado é Lucas 14:11 - "Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado".
Já vi muitas pessoas usando esse texto como uma bandeira de vingança, como se dissesse "Quem ri por último ri melhor". Antes de falar especificamente sobre a ferida emocional, gostaria de falar um pouco sobre esse texto. Muitas pessoas tem dificuldade em distinguir humilhação de Humildade. Uma pessoa ser humilde não quer dizer que ela é uma pessoa que se humilha.
O texto fala sobre a postura que devemos ter em relação à Deus e em relação a seus ensinamentos. Jesus, apesar de Deus se humilhou a si mesmo tomando forma de homem. (Romanos 11.23) Jesus também ensinou que o maior no Reino dos Céus é aquele que serve, não o que é servido. É um contra-censo alguém querer ser discípulo de Jesus e querer ser servido, querer ser o maioral, se achar o 'supra sumo'.

O contexto do qual a palavra humilhação retrata uma ferida da alma é bem diferente de ter um coração humilde. E essa ferida repercute diretamente na autoestima, na confiança que você tem nos outros e até na sua visao de mundo, na esperança, no que você faz e que também espera do mundo.

Humilhar alguém é um ato de crueldade, e nesse ato o agente causador traz a tona elementos como aparência física, nível econômico, sexo, raça, nível intelectual, doença, etc. A humilhação é uma das feridas mais difíceis de se superar dadas as implicações psicológicas e na visão que a vítima humilhada passa a ter do mundo.

Há duas formas principais de se curar essa ferida da alma: A primeira delas é no campo espiritual. Reconhecer o amor de Deus incomparável pelo ser humano, por sua criação. Não podemos aceitar que alguém humilhe uma obra que não foi feita por ele. Ninguém tem o direito de humilhar a criação de outra pessoas, nem mesma a própria pessoa. Deus tem "ciúmes" de sua criação, e aquele que a maltratar há de se haver com seu criador.
A segunda, é a busca pelo conhecimento pessoal. Devemos olhar pra dentro de nós, buscar resiliência, se refazer, se reestruturar, buscar formas de se amar, se respeitar, entender suas necessidades e evoluir como ser humano. Quando nos amamos não permitimos que outro destrua o objeto do nosso amor.

Termino aqui dizendo que essa ferida pode ser vencida. Se não conseguir sozinho(a) busque ajuda de um profissional, de um conselheiro idôneo ou alguém próximo de confiança que já tenha passado pela experiência e vencido.

Abraços queridos leitores

Comentários

  1. Infelizmente muitos não sabe difenciar a humilhação de humildade ,e Deus te usou tremendamente com sua palavras parabéns, q Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido