Pais e Filhos


Esses dias atrás recebi um pequeno video pelo WhatsApp de duas crianças esperando pelo pai que estava chegando numa carreta, fazendo a curva em direção à residência enquanto as crianças não aguentavam de tanta euforia. Elas balançavam as mãos, pulavam, não se continham de tanta alegria em ver o pai caminhoneiro chegando.


Ver aquela cena me lembrou meus filhos, quando me esperavam no Aeroporto de Ipatinga. Da janela do pequeno avião da Total Linhas Aéreas, enquanto aterrissava, eu olhava aqueles fofinhos acenando para o avião, olhos arregalados, sorriso estampado, coisas que só pais muito atentos conseguem enxergar de longe. Nós descíamos na pista mesmo e íamos caminhando até o desembarque. Grudados na grade dando tchau pra mim e depois correndo para o portão de desembarque. É uma cena que todo Pai merece ter. Se você, meu querido leitor, ainda não teve essa experiência, eu realmente sinto muito por você. Mas espero, de coração que tenha.

Sempre sonhei em estar presente na vida dos meus filhos depois que eles casarem e terem seus filhos. Pra muitos, isso não tem a menor importância, mas pra mim nadanse compara à essa experiência. Desde cedo, eu assistia filmes de pais dando conselhos conjugais para filhos, conselhos na relação com os filhos deles, conselhos em diversas áreas. Mas eu também sabia que no mundo em que vivemos, nem sempre os filhos pedem conselhos.

Lembro-me de um dia meu filho mais velho sentado no meu colo com oito anos. Estávamos conversando e ele me disse: Pai, eu te amo! Vc é meu herói! Eu o beijei e falei pra ele, e para o mais novo que estava sentado no chão perto de nós: Vai chegar um tempo que vocês diacordarão de tudo que eu falar, vão chegar dias que vocês irão preferir estar com os amigos do que comigo, vai chegar uma época em que o pai vai estar sempre errado, e que em algum momentos vocês vão sentir vergonha dele, mas, esse tempo vai passar. Vocês vão amadurecer e vão valorizar novamente o Pai de vocês. Vão lembrar de tudo que ele fez, todos os desafios, todas as dificuldades, todos os passeios, todas as viagens, todos os momentos que vivemos juntos. As coisas ruins a gente acaba apagando, e vão ficando cada vez mais as coisas boas. Não canso de mostrar nossas fotos juntos para pessoas que são especiais pra mim, e não é novidade mais ouvir de muitos que é difícil encontrar um Pai que tenha tanta história de relacionamento tão próximo dos filhos.

Um dia os filhos se tornam pais, e com certeza serão muito melhores. Eu sou um pai muito melhor que o meu foi. Meu pai não me ligava, não escrevia pra mim, e raramente ia me ver, claro que hoje temos muito mais facilidades que na época dele, nem tudo era completa culpa dele. Eu sou completamente diferente, e meus filhos serão pais ainda melhores. Porque onde meu pai errou, eu tentei acertar, e onde eu errei, eles irão acertar com os filhos deles. E assim a vida vai seguindo e o ser humano vai se aperfeiçoando.

A alegria de ser Pai é incomparável. A honra de ter filhos muito bem educados, não tem preço. A ligação dos filhos homens com o Pai é algo que eu desejo pra toda família. Uma relação de amor, cumplicidade e respeito entre Pai e filhos é admirável. Eu realmente sinto muito, muito mesmo, em ver vários pais não cumprindo seus papéis e muito menos sendo exemplos. O mundo seria um lugar muito melhor, se cada pai cumprisse com excelência seu papel. Afinal de contas, nenhum filho pediu pra nascer, isso foi obra do pai (e da mãe, e claro, mas este texto é sobre pais).

Já ligou pro seu filho hoje? Já o abençoou? Já disse que o ama?

Ta esperando o que???

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido