Cristianismo e Judaísmo


Há uma semana estou morando em um bairro de Londres que é considerado um "bairro judeu". Tudo aqui gira em torno da realidade deles. É uma comunidade que vive em prol de si mesma. O domingo aqui é o sábado, porque o sábado é o Shabat. Tentei me inteirar um pouco da realidade deles pra conhecer e pra saber em que ela pode me ajudar a melhorar como pessoa.

Vou tentar explicar aqui um pouco do que aprendi nesse pouco tempo.
Eles só se vestem de Preto. Tanto homens quanto mulheres e crianças. Vivem em prol da comunidade deles. Ajudam-se mutuamente, compram no comércio de quem é judeu, mesmo que seja mais caro. Normalmente as compras são feitas pelas mulheres, que tem toda responsabilidade pela casa. Elas são treinadas desde novas pra isso.  São as mulheres que escolhem a escola dos filhos, que aqui nem precisam de muita escolha pq quase todas as escolas são judaicas, só escolhem a mais perto de casa. São elas responsáveis por fazer a comida e servir ao marido e aos filhos. É normal ver muitas com carrinhos de bebê com um dentro e um mais velho atrás do mesmo carrinho. Difícil ver uma mulher com apenas 1 filho.

O homem divide seu tempo com o trabalho e a sinagoga. É dele a responsabilidade do sacerdócio familiar. A mulher não pode nem ler a Lei, só o marido por fazer isso. Achei engraçado vê-las todas com roupas iguais e até com o mesmo corte de cabelo. Quando falei com meu filho sobre isso ele riu e disse: Pai, quando elas casam, raspam a cabeça, aquilo que vc vê é uma peruca que todas tem de usar exatamente iguais.
Todos seguem a Lei Rabínica (uma interpretação da Lei Mosaica), guardam o sábado, não comem porco, e mais que isso, seguem uma alimentação rígida ditada pela sinagoga.


Aonde quero chegar com esse texto? Quero fazer um pequeno comparativo com o cristianismo que vivemos hoje. Longe de mim dizer que o que se vive aqui é perfeito, muito pelo contrário, tem um monte de coisa errada. Mas o cristianismo que vivemos hoje está longe, mas muito longe daquilo que Cristo viveu e pregou. Vivemos um evangelho de massagem de ego, de disputa e manutenção do poder, de facilidades e muitas coisas mais.

Jesus disse que se alguém quisesse segui-lo deveria tomar a sua cruz e negar a si mesmo. Mas hoje não vemos mais a cruz no cotidiano dos cristão, não vemos mais ninguém negando a si mesmo e a seus desejos, muito pelo contrário, vivem um evangelho de adoração a si próprios.

Acabei de sair de uma igreja (e não tenho o menor medo de dizer isso) onde o pastor exigia que o culto fosse de qualidade não porque era pra Deus, mas "porque as pessoas se arrumavam, gastavam dinheiro, tempo, e que quando chegassem na igreja deveriam ver tudo da mais alta qualidade." (Palavras dele)
Muitas vezes na minha cabeça ficava bem claro que o culto era para as pessoas e não para Deus. O coral não podia ter ninguém em nivel de aprendizado, ele dizia: manda embora essas pessoas desafinadas e contrata do Palácio das Artes que eu pago. Eu não quero ter a maior igreja de BH quero ter a melhor.
Igreja não é mais um lugar de aperfeiçoamento, virou um lugar de show.

Meu filho foi na Hillsong aqui de Londres, e me falou: É lindo Pai, tudo feito com excelência, um verdadeiro show, mas não serve pra mim, não é um lugar pra eu congregar.

As pessoas tem medo de falar, medo de se colocar contra, medo do embate. É claro que os que se sujeitam a essas coisas o fazem com o argumento de que vão à igreja servir a Deus e não olham para o homem. Mas há uma grande maioria que gosta disso e na verdade não sabem nada sobre cristianismo, vivem como num "clube bíblico" onde cada um massageia as costas do outro e quem não se submete a isso é convidado a se retirar.

Neste fim de semana, milhares de jovens lotaram alguns estádios no Brasil clamando por uma renovação, clamando por uma grande cruzada evangelística. Mas eu acredito que se essa renovação nao começar dentro das igrejas, com a leitura e prática da Palavra de Deus, com a aposentadoria desse lobos em pele de pastores, desses adúlteros com a noiva de Cristo, não vejo essa renovação acontecer.

Eu prefiro seguir a Cristo dentro de casa com minha família, ensinando a poucos o verdadeiro evangelho, do que me sujeitar à práticas mundanas impostas por líderes.
Os judeus daqui não tentam mudar a Lei pra tornar o fardo mais leve, eles se submetem a ele e vivem por ele. Até porque se abandonarem a Lei serão abandonados pela comunidade.

Texto forte mas é isso aí. Como dizia a minha avó: "Quem não gostar coma menos" Quem quiser ter seu ego massageado tem um montão de igreja por aí pra isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido