O Último Reino

Assistí as 3 temporadas desta, que ao meu ver, é uma das melhores séries da Netflix. Com certeza é a série perfeita para quem está aguardando o último episódio de Game of Thrones.
Ambientada em 872, quando muitos dos reinados que hoje fazem parte da Inglaterra caíram nas mãos dos Vikings, o reinado de Wessex ficou sob o comando de Alfred, o Grande. Em uma mistura de heroísmo, política, religião, coragem, amor, lealdade, e a eterna busca por identidade, a série mistura figuras reais que fazem parte da história com eventos e personagens fictícios. A série conta com o protagonista Ulthred, o filho de um rei saxão, que ao ver seus pais mortos por Vikings, levado pra viver no meio deles, se torna um grande guerreiro e volta para liderar as conquistas do Rei Alfred.

Com uma personalidade forte, questionadora, e até certo ponto "rebelde", Ulthred luta pela a visão que ele tem sobre justiça, tendo vivido quase toda sua vida no meio de pagãos, e contra a visão que os cristãos ingleses tem acerca da justiça de Deus. Ulthred, foi raptado e ao mesmo tempo comprado por um Viking, que o criou e o amou como filho. Ensinando sua cultura, sua visão de amor, justiça e lealdade. Por outro lado era filho de um rei, que antes de ser morto pelos Vikings, o tratava mal e o desprezava.

Em muitas coisas me assemelho à Ulthred, e muitos questionamentos que ele faz eu também os faço, e de certa forma quero instigar meu leitor a pensar sobre eles.

Durante minha longa caminhada nesse mundo, tenho visto muitos cristãos, como a exemplo, da série, sem misericórdia, sem amor, com um senso de justiça muito pior que a de muitos pagãos. Pessoas, e até líderes religiosos sem nenhuma misericórdia com os menos afortunados. Já ouvi de púlpito ensinamentos como: "Vc precisa pensar como rico!"; "Vc tem que andar com gente que faça você crescer, gente que socialmente, é melhor que você!"; "Se você tiver mente de pobre, vai ser pobre o resto da vida, tem que pensar como milionário!". Já ouvi líderes dizerem que só andam com políticos, com juízes e com gente rica, foi assim que cresceram financeiramente. "Se andar com 'Zé Roela' vai ser mais um o resto da vida". Frases como estas, me fizeram sair de algumas igrejas.
Alguns de vocês podem achar um absurdo tais frases, ainda mais vindo de pessoas que deveriam mostrar o caráter de Cristo. Mas infelizmente, tenho visto em lugares diferentes, estados diferentes, pessoas diferentes mas com esse mesmo discurso. Quando não é isso, é pior ainda, pessoas que pregam uma coisa mas vivem outra. E como a consequência não podia ser diferente, muitos liderados, seguem isso à risca e propagam um cristianismo completamente distante do evangelho de Cristo. Por isso uma frase de Ghandi ficou muito famosa. Ao se encontrar com Billy Graham num avião, é questionado pelo pastor: O senhor não crê em Jesus Cristo? Ghandi responde: "No vosso Cristo eu creio, não creio no vosso cristianismo."

Não é surpresa pra mim ver tantas pessoas nos dias de hoje que não querem ouvir falar de crente, de igreja, ou de pastor. Não é difícil ir à um comércio e saber que crentes, não tem crédito ali. Venda à prazo, se a profissão for pastor...negada! Meu atual pastor tem uma frase que acho ótima: "As igrejas estão cheias de pastores que não são crentes"
Que tempo difícil vivemos! Como tem sido difícil falar de Deus para meus filhos, que vão pra igreja comigo, são altamente críticos, e vêem pessoas desse tipo, algumas delas prosperando financeiramente enquanto suas igrejas definham, os membros raquíticos mas não podem deixar de cooperar porque pode receber uma cartinha informando os meses que deixou de contribuir.

Há algumas semanas atrás atendi a um senhor que lutava com um grande problema com a filha, que pecou e foi excluída da igreja. A menina estava em depressão se sentindo a pior dos seres humanos, rejeitada e estigmatizada por todos. O pai me procurou e disse: Maestro, não sei mais o que fazer. Meu pastor diz que eu não posso lidar com o coração, tenho que ser racional. Se ela errou tem que pagar pelo erro. Eu respondi que havia lido um livro, cujo título fez eu mudar minhas atitudes pra sempre - EM SEUS PASSOS, O QUE FARIA JESUS? Perguntei àquele homem: O título do livro é esse, e sugiro que o senhor o leia, mas nessa situação com sua filha, o que faria Jesus? Aconselhei-o a ir no mercado, comprar algumas coisas pra filha, levar na sua casa, abraçá-la e dizer: Filha, eu amo você! E independentemente de não concordar com algo que tenha feito eu vou continuar te amando e te apoiando.
Não sei se ele seguiu meu conselho, mas é essa a visão que eu tenho de cristianismo. Aliás, é o cristianismo da Bíblia!

The Last Kingdom (O Último Reino) e seu protagonista Ulthred, o sem Deus (como era conhecido), nos pergunta: Que reino estamos propagando? A terceira temporada tem um encontro maravilhoso entre Ulthred e o Rei Alfred. Quem sabe esse encontro, não seja o encontro que nós devamos ter conosco mesmo, com nosso interior, com nossas entranhas e com nossas raízes, estas vindas de um Reino que não é deste mundo.

Eu não posso mudar ninguém, só posso mudar a mim mesmo. O que depender de mim para que este "The Last Kingdom" cresça, e governe, a começar dentro de mim, farei! O que depender de vocês, queridos leitores, é decisão de vocês! Mas como seria bom ver cristãos com atitudes de Cristo...

Ulthred e Alfred, criaram as bases do que hoje é uma Inglaterra forte, independente e vibrante, que mantém suas tradições, servem à sua Rainha, e não está desconectada do mundo atual. É um país livre, soberano, digno de orgulho de cada inglês.
Quem sabe isso não seja um exemplo pra nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido