Pentateuco (Torah) - A finalidade de sua escrita

Nos círculos de estudos de teologia ou até mesmo numa conversa entre interessados na matéria questionamentos que são muito presentes discutem sobre Arminianismo vs Calvinismo, Tradicional vs Pentecostal ou até mesmo Histórico vs Renovado. Mas há uma pergunta que não é feita nessas rodas de discussão, uma pergunta que eu acho muito mais importante de se discutir, uma pergunta que talvez mexa com as bases das religiões modernas. Para fazer essa pergunta gostaria de começar contar a história da religião pagã, de como tudo começou...

Logo após o Dilúvio (história muito conhecida de todos nós sobre a arca de Noé) todos os povos foram descendentes dos três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé.
Genesis 10 fala sobre Os descendentes de Jafé que foram os povos marítimos fala também sobre Os descendentes de Sem se tornaram os semitas, e os descendentes de Cam, que foram os cananitas ou cananeus. Quem gerou um filho chamado Cuxe e este gerou NINRODE e a Bíblia diz que este foi o primeiro homem poderoso na terra.
O reino de Ninrode compreende as cidades Babel, Ereque, Acade, Calné...estas nas terras da Babilônia. Fundou também, nas terras da Assíria, as cidade de Nínive, Reobote-Ir Cala e Rezem. Só por aí percebemos o poder que esse homem tinha.

Segundo a enciclopédia de interpretação bíblica de Maanahem M. Kasher,  vol II, 1955, página 79 diz que o nome Ninrode significa rebelar aquele que incita todos a se rebelar.
A história diz que Ninrod casou com uma mulher chamada Semíramis, que segundo a lenda babilônica, era sua própria mãe. Com ela tem um filho chamado Tamuz.
Ninrode morre e na juventude de seu filho numa Caçada Pela mata Este também morre sua mãe chora por ele 40 dias e jejuar e a história diz que o menino ressuscita ela por sua vez diz ao povo que o menino ressuscitou porque era filho de um deus e a partir daí é criado então a religião pagã babilônica, pautada em cima da Trindade satânica: Ninrode, Semíramis e Tamuz.
Essa religião tem como deuses esses três personagens e ela é pautada em cima de três visões: Rebeldia, Escravidão e Exaltação do Seu Nome.

Trindade Satânica,
apontada, inclusive, no cristianismo
Rebeldia por causa do significado do nome de ninrode, pois era a forma como ele vivia. Escravidão, porque era o que ele fazia com o povo. A escravidão era a base da construção de todas as cidades,  inclusive quando o povo hebreu foi para o Egito, por lá ficou escravizado por 400 anos. E Nosso Nome... essa referência está descrita em Gênesis 11 Versículo 4 que diz: "Vinde construamos uma cidade e uma torre cujo ápice penetre nos céus! Dessa forma nosso nome será honrado por todos e jamais seremos dispersos pela face da terra!"
Torre de Babel

Após Deus descer e destruir a torre de babel e confundir a língua do Povo todo esse povo foi disperso pela terra espalhados conforme a língua mas essa Cultura pagã, e religião babilônica foram espalhadas pelos quatro cantos da terra.


Essa Trindade Satânica quando chega a Fenícia é representada pelos deuses Ashtarote e Baal; na Assíria, pelos deuses Ishtar e Inanna; no Egito por Osíris, Ísis e Horus; na Grécia por Zeus Afrodite e Eros; e em Roma por Saturno Vênus e Cupido.
Ishtar e Inanna


Osíris, Ísis, Horus

Saturno, Vênus e Cupido
Ashtarot e Baal


















O plano de Deus para humanidade fica suspenso por centenas de anos.


Columbia Pictures
deusa Mithra e a Estátua da Liberdade

Semíramis é proclamada a deusa mãe. Jeremias 7.18 faz menção a essa deusa e a imagem da deusa. A imagem pagã de Semíramis é imortalizada e percorre a história até os dias de hoje. Podemos ver sua imagem na Estátua da Liberdade (um paralelo com a deusa Mitra); podemos ver essa imagem na chamada dos filmes da Columbia Pictures, na imagem da Justiça e até nas cédulas de real, a moeda brasileira, onde abaixo da imagem de Semíramis está a inscrição "Deus seja louvado" (é importante perguntarmos qual deus está sendo louvado).



deusa Astarte, Estátua da Liberdade 
















Lilith
Há um ícone muito importante a ser apontado na imagem de Lilith, e que percorre toda a cultura babilônica e dos povos daquela época, era a existência de Lilith, a primeira esposa de Adão. Segundo a tradição judaica e a história babilônica Lilith foi a mulher que não aceitou autoridade de Adão porque ambos foram feitos como iguais macho e fêmea em Gênesis 2.24 a fala de Adão diz: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne...", dando a entender que a outra não era osso dos ossos dele nem carne de sua carne. Isaías 34.14 está relatado o nome Lilith como demônio do deserto. Na cultura judaica existe a inscrição - Lilliaby (Lillity vá embora!) Inscrição colocada na porta dos recém nascidos. Essa mesma expressão deu origem às musicas de ninar chamadas Lullaby.

Não estou aqui defendendo se existiu ou se não existiu, de fato o que existiu foi essa cultura babilônica, essa religião que era difundida pelo povo da época.


Gênesis 11 então, conta a história da Torre de Babel; em Gênesis 12 vemos o chamado de Abraão, e de acordo com a genealogia, Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó, que teve seu nome mudado para Israel; que gerou 12 tribos, pai de José, que foi para o Egito onde se tornou governador e para lá levou o povo hebreu.  Depois da morte de José e do faraó, o povo foi escravizado por 400 anos.
É no Egito então que nasce Moisés, filho de Joquebede, uma história muito conhecida, e que por causa do crescimento do palco hebreu, Faraó da ordem para que se matasse todos os meninos nascidos, para que o povo hebreu não crescesse ainda mais. A mãe de Moisés, Joquebede, o coloca num cesto e coloca o cesto no Rio Nilo, a criança é achada pela filha de Faraó que o cria como seu próprio filho.
Moisés se torna um homem muito poderoso criado na cultura egípcia, criado como filho do próprio Faraó (aquele que queria matar o Salvador do povo acaba o criando como filho, coisas que só Deus pode fazer). Moisés viveu no palácio de Faraó durante 40 anos, depois descobre sua verdadeira identidade, e ao matar um egípcio para defender um hebreu, foge para o deserto, e por lá fica mais 40 anos,  então recebe O Chamado de Deus para libertar o povo. É esse próprio Moisés que escreve a Torah, os cinco primeiros livros da Bíblia. O primeiro grande líder de Deus!  e a finalidade principal da escrita do Pentateuco é quebrar a cultura de idolatria que havia sido instaurada desde os primórdios, desde os tempos de Ninrode.

Talvez a pergunta mais importante que possamos fazer nos dias de hoje é:
O que da religião pagã carregamos em nós até os dias de hoje?

Mesmo dentro do cristianismo nós temos ícones da religião pagã pessoas sendo escravizadas, patrões escravizando seus empregados, até mesmo pastores escravizando ovelhas...isso é uma marca da religião pagã. E o que dizer do nosso nome ser exaltado??? quantos Ministérios já não exaltam o nome de Deus e sim seus próprios nomes... Quantos pastores são reverenciados pelos seus próprios nomes e não pelo nome de Jesus. Não tem Jesus como senhor, mas os seus próprios nomes devem ser idolatrado... marca do paganismo dentro do cristianismo.

Assim como Moisés escreveu a Torah para quebrar a idolatria do povo, até hoje precisamos lutar para quebrar a nossa idolatria... quando idolatramos pessoas, objetos; quando idolatramos artistas e tiramos a glória de quem realmente merece, estamos praticando a mesma religião pagã condenada por Deus. Em Apocalipse 17: 1-2  4-5:
1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.
4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição;
5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.

Portanto lembrem-se:
À Deus toda honra, todo louvor e toda exaltação!!!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido