Lealdade - Uma Via de Mão Dupla

Gostaria de conversar um pouco sobre esse tema tão importante e ao mesmo tempo tão difícil de se obter em via de mão dupla. A Lealdade é citada desde a bíblia "Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida" Ap.2.10(b), até nos votos de um casamento. Muitas vezes a lealdade é vista como sinônimo de fidelidade, mas há quem diga que são conceitos distintos e que a fidelidade é uma das características de quem é leal.

Usei uma imagem do filme Sempre ao seu Lado, que conta a comovente e verídica história de lealdade do cão Hachiko a seu dono. Filme interpretado pela lenda Richard Gere e pelo belo cão Akita. 

Todos querem viver com uma pessoa leal, todos nós queremos parceiros leais, cônjuges leais, amigos leais, funcionários leais. Mas a pergunta a se fazer é: Somos leais? Muitas vezes queremos receber lealdade mas não somos leais. Certa vez recebi um convite de trabalho e a primeira pergunta do meu futuro empregador foi: você é uma pessoa leal? E antes mesmo de eu responder ele continuou explicando o motivo da pergunta: "Gerencio um empreendimento com mais de sete mil pessoas, tenho uma equipe de 10 líderes que são muito próximos a mim, mas sinto que a maioria deles não é leal. Sei que se eu der mole vão tomar meu lugar."

Aquele senhor, de mais de setenta anos de idade, desenvolveu um negócio familiar, mas era completamente inseguro, até mesmo com a esposa e com o filho. Sei que no fundo ele queria ajuda, mas sua ganância e sua insegurança impediam que ele se afastasse do negócio ou que deixasse alguém gerenciar de forma livre qualquer área. Em tudo ele se metia, tudo ele sabia mais que os outros, tudo ele tinha mais experiência, até mesmo com o filho gritava aos berros na frente de qualquer pessoa quando via que ele tinha tomado uma decisão unilateral, sem o conhecimento ou consentimento do pai.

Só aí eu pude perceber o porquê daquela pergunta lá atrás. Ele queria pessoas leais porque se sentia completamente solitário e queria adeptos, amigos, mas infelizmente era um homem completamente desleal com todos que estava à sua volta. Não cumpria nada do que combinava, se alguém muito próximo fosse "atacado", ele saía de perto pra que não respingasse nada nele. Deixava seus lideres mais próximos completamente sozinhos e desprotegidos. E qual era o resultado disso: Era um homem temido, mal falado pelos corredores da empresa, o ambiente de trabalho era adoecedor, todos trabalhavam sob forte tensão emocional, todos diziam que só estavam alí até conseguir coisa melhor, todos falavam mal dele e da família, não tinha um funcionário que falasse algo bom do patrão. Eu nunca tinha visto uma coisa daquela. Era câmeras para todos os lados, e ele fazia questão de dizer nas reuniões que as câmeras tinhas áudio pra que tudo que fosse falado nas salas ele saberia.

Muitos eram como "X9" pra ele, eram aqueles que, com olhos atentos, anotavam qualquer atitude suspeita e faziam questão de contar tudo pro chefe. Lembro de um cozinheiro que fazia tudo pra agradar o chefe. Quando o chefe chegava ele corria pro fogão pra fazer algo especial, levava em sua sala com um grande sorriso sempre estampado no rosto. Todos sabiam que tinham de ter cuidado com aquele pobre homem, porque ele aproveitava os momentos em que levava os saborosos pratos para o chefe para, muitas vezes, servir as cabeças de seus colegas em bandejas de prata. E qual foi o destino daquele homem? Lembro-me que foi só alguém questionar com chefe sobre a legalidade daquele homem estar trabalhando alí e ter sido aposentado pelo governo por invalidez, que no mesmo dia demitiu o pobre homem que já trabalhava com ele há mais de 10 anos. O motivo de sua dispensa não foi porque o chefe não sabia da condição do cozinheiro, o motivo foi que mais alguém soube e isso deixava o chefe sob uma condição de suspeita de conivência. Há 10 anos ele sabia, mas ninguém mais podia saber. Quando alguém soube, o pobre homem foi demitido. E que tristeza era ver aquele homem cabisbaixo, andando devagar, sem seu conhecido sorriso, sua gargalhada farta e fácil. Devia passar pela cabeça daquele homem: Eu fui tão leal a ele por tantos anos, e na hora que precisei de sua lealdade ele me lançou fora.

Talvez você conheça outros casos parecidos, talvez você conheça pessoas que pedem sua lealdade mas que não são leais a você. Tenho aprendido que lealdade verdadeira só temos em Deus. Ele é leal mesmo nós não sendo, Ele é fiel a nós e ao que nos foi prometido mesmo diante de nossa infidelidade. Até porque nossa deslealdade não é maior que a lealdade dele, por isso a lealdade dele não depende da nossa.
Mas tenho aprendido também que não importa o tanto que conhecemos a pessoa, ela sempre será leal a si própria antes de ser leal ao outro. Ninguém vai contra seus próprios interesses apenas por lealdade ao amigo, ao irmão, ao funcionário... E uma coisa eu decidi pra minha vida: Lealdade é muito importante pra mim, e é uma característica que carrego comigo, MAS, depois de muitas desilusões e decepções, decidí ser leal apenas a quem é leal a mim. Defendo quem me defende, busco os interesses de quem busca os meus.

Se estou errado eu não sei. O que sei é que um dia a gente cansa de ser enganado, de se doar sem receber nada em troca, de ser feito de bobo, de ser feito peão de tabuleiro.
Busco um mundo mais justo, e sendo leal aos meus princípios tenho que ser justo nisso também. Porque pra mim, ser leal a quem não é leal a você, é no mínimo, injusto!

Comentários

  1. Ser leal pra mim é uma característica da pessoa não é pra todos tbm já sofri algumas vezes com a deslealdade de algums sofri muito mesmo e por algum tempo pensei que precisava mudar pra não sofrer mais só que com o tempo me dei conta que isso era eu, sou leal sabe e não ia mudar por que as pessoas não são e então estava lá eu novamente sou do tipo que se prejudica leva a culpa mas sou leal a alguém até o fim mesmo que isso me custe. Enfim cada um é cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário Vanessa. É por aí mesmo, muitos até tentam, mas lealdade tem a ver com caráter. Se isso não é trabalhado e ensinado desde cedo, é mui9to difícil tornar uma pessoa leal. Mas vamos crer que seja possível né... quem sabe!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido