Igreja Doente - Levitas sem ofício


Fui motivado a escrever esse post depois de conversar com alguns amigos e perceber uma triste realidade que está acontecendo no Brasil, muitos músicos estão deixando de tocar em suas igrejas, alguns por se decepcionarem com colegas ou com lideranças. Liguei para uma amiga musicista em Minas Gerais para parabenizá-la pela orquestra e perguntei como estava a música na igreja e a resposta foi: "Não estou tocando mais na igreja porque tudo o pastor acha que é pecado, se toca na orquestra é pecado, se toca em casamento é pecado. Além de gostar de tocar eu preciso pagar as minhas contas e sobreviver, a igreja não faz isso, toco lá por prazer e dedicação mas não temos nenhum reconhecimento por causa disso, temos só críticas, então decidi não tocar mais." 
Conversando com outros amigos do Rio de Janeiro, músicos militares, também me disseram não tocar mais na igreja porque os músicos não estudam e a liderança passa a mão na cabeça para não perdê-los, então decidiram também não tocar mais na igreja. Também tenho experienciado uma sensação estranha de ciúme, inveja, descaso, intrigas que tem também me desmotivado a continuar tocando na igreja.

Desde os primórdios da história bíblica a música está completamente intrínseca na vida do povo na vida da humanidade. Deus deixou claro sua predileção pela música ao escolher, separar uma das 12 tribos de Israel pra cuidar apenas disso. Tudo relacionado à culto, louvor, adoração, oferta e sacrifício eram feitas pela tribo de Levi, os chamados Levitas. Se olhamos para vida de Davi que foi o maior ícone da música escrita no velho testamento, era alguém que estava muito atento ao querer de Deus sobre adoração. Foram dezenas de salmos escritos por ele. Davi foi o primeiro a criar a Escola de Adoradores, na música no Tabernáculo descrita em 1 Crônicas 15, e perto do final de sua vida ao deixar as ordens para a construção do templo ele também deixou ordens claras sobre como a música deveria ser feita, lembrando que a bíblia descreve Davi como Homem segundo o coração de Deus. Imaginem um culto com 400 instrumentistas, cantores excepcionais que até fez com que o rei Senaqueribe pediu ao rei Ezequias cantores e cantoras como tributo.

Alguém pode falar...mas isso é coisa no Velho Testamento! Mas o Novo Testamento já começa com cânticos de adoração, como por exemplo o Cântico do Anjos, quando este revela à Maria que seria a mãe do Salvador. Depois vieram os cânticos de Isabel, o cântico de Paulo deixa claro ter entendido isso quando escreve aos Romanos e lá deixa o Hino de Adoração
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Jesus também tinha deixado claro isso em João, que Deus procura tais adoradores...
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" João 4:23,24

A igreja de hoje, de certa forma a igreja brasileira, mesmo em outros países, perdeu a noção da adoração bíblica, a música hoje não adora à Deus, a música de hoje exalta ao ser humano. A música de hoje fala sobre auto-ajuda, sobre conquistar coisas, sobre ter bênção, sobre ter vitória. Pouca música adora a Deus e é direcionada a Deus. Posso citar algumas...."Quem te viu passar na prova e não te ajudou quando ver vi na bênção vão se arrepender". Chamo isso de vingança gospel. Outra bem famosa: "Você é espelho que reflete a imagem do Senhor não chore se o mundo ainda não notou já é o bastante Deus reconhecer o teu valor". Onde essas músicas adoram a Deus? Elas são estímulos para a auto estima humana e colocam Deus a serviço do homem, seja para dar a bênção, seja para dar o reconhecimento. Eu poderia citar dezenas dessas aqui, mas creio que muitos já conhecem.
A igreja está doente, seja pela liderança que, em alguns casos, querem uma música para chamar atenção do povo para entrar para igreja, para ser um show, um entretenimento. Ou, seja por membros que vão à igreja em busca de uma bênção, em busca de se ter alguma coisa, uma vitória, um emprego, a casa própria, e não para adorar a Deus apenas pelo que Ele é.

Ouvi relatos este mês de pastores nos Estados Unidos que querem ser reverenciados como se fossem "familias de reis" (não muito diferente de algumas aqui no Brasil). Pastores que querem que a música seja feita do jeito que eles pensam, e se o músico não fizer e se ele for ilegal no país o próprio pastor liga para a imigração denunciando o músico.

Meus filhos falam que eu sou muito conservador em questão de adoração porque eu gosto de assistir Brooklyn tabernacle Choir, Don Moen, Alvin Slaughter, Kirk Franklin, e não poderia deixar de fora Ron Kenoly, e outros mais... sonho com esse tipo de igreja e sei que aqui no Brasil não encontrarei. As igrejas, cada vez mais tem se transformado em palcos de shows gospel, igrejas tradicionalmente Batista também tem se adaptado à esse modelo. Talvez a solução pra mim mesmo seja procurar um país mais conservador.

Quando eu disse no título Levitas sem Ofício - falo sobre esses músicos, como eu, que não conseguem se adaptar a esse estilo show. Parabéns para quem consegue e não critico. Tenho uma amiga Ministra de música, que após deixar o ministério por uns anos e quando retornou à mesma igreja para reassumir seu ministério, após uma breve avaliação chamou o pastor disse: "Pastor, não me adapto mais a esse tipo de ministério que a igreja quer."

Penso também que colocar no título Igreja Doente, pode criar alguma polêmica e comentários contrários, mas basta pensarmos se a igreja não adora a Deus alguma coisa está errada, se o momento de adoração da igreja o foco não é Deus e sim o ser humano alguma coisa está errada, se o louvor que eu faço na igreja é apenas horizontal ou seja direcionado aos irmãos e não também vertical, direcionada à Deus, não consigo ver essa igreja como saudável. Muitos pastores tentam descredibilizar o momento de louvor dizendo que a parte mais importante do culto é o momento da palavra eu não vejo assim eu vejo que a palavra é tão importante quanto a adoração. Alguns chegam a disciplinar músicos que ministram na hora dos cânticos dizendo que a palavra é para ser falada pelo pastor na hora da mensagem e não na hora dos cânticos. São homens inseguros, imaturos, incapazes de partilhar o ministério. São homens que disputam com Deus a glória, porque a querem para si próprios. Isso tem um preço porque a bíblia diz que Deus não divide a glória dele com ninguém.

Gosto de um Cântico que começa com a afirmação: "Eu olho para cruz e para Cruz eu vou". Precisamos repensar nosso estilo de vida, seja por causa de músicos muito cheios de mimimi que por qualquer coisa se aborrecem e saem da igreja, seja por uma liderança míope na questão da Adoração.

Que Deus abençoe a todos nós e nos dê a visão do que realmente Ele quer para cada um.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido