Desafios dos Relacionamentos 3 - Amizades

Assistindo ao globo repórter da última sexta-feira fiquei pensando nas amizades dos tempos de hoje. A reportagem trouxe matérias de amizades ímpares, amizades construídas em momentos de desastres, amizades que emprestaram o próprio corpo para realização de um sonho de outra pessoa. Ao mesmo tempo somos bombardeados com denúncias do mundo político brasileiro e como as amizades são usadas nas práticas ilícitas. Amigos que colocam sítios em seus nomes, que emprestam casas, que apanham dinheiro, que apresenta gente "importante".

É bem verdade que há amigos mais chegados que irmãos. Há amigos de infância, amigos de copo, amigo de fé irmão camarada... Como já dizia o rei. E para mim esse relacionamento é importantíssimo, como prezo uma amizade! Talvez por isso sofro demais quando sou traído por uma dessas amizades.
Um relacionamento de amizade não é embasado no sexo, nem no dinheiro. Não é embasada no que o outro pode dar, muito menos de quanto eu vou receber. Amizade é muito mais que isso. Amizade vem de um amor puro que não visa nada além do bem estar um do outro.

Para os amigos nos abrimos, contamos nossos segredos, compartilhamos tudo que é nosso. A alegria do amigo também é nossa; a tristeza do amigo também é nossa tristeza. As vitórias e as derrotas são partilhadas pelos dois. Queremos tanto o bem estar do amigo como queremos o nosso próprio.
Mas quero levar-lhes a refletir, assim como eu mesmo reflito, se realmente temos sido amigos de nossos amigos. Será que conseguimos estar super felizes com nossa vida enquanto vemos um amigo passar por uma terrível tristeza? Será que estamos realmente sendo amigos, quando podemos ajudar e não o fazemos, apenas pra nos proteger... penso que quando Deus dá posses e fartura a alguém é para que ele abençoe outras pessoas. Uma pessoa rica, que olha para o lado e vê uma porção de pessoas carentes e não ajudar, é mais miserável que a pessoa. Ainda mais se for amigo. Se eu puder tiro minha blusa pra dar pro amigo.

Já passei situações que minha amizade foi provada...Já saí pra comprar roupa para um amigo porque ele não tinha o que vestir em sua festa de aniversário. .. Já comprei carro no meu nome para um amigo.....aí alguém pode dizer: "Louco! E se o amigo não pagasse?" Só que ele era amigo e sabia que não ia me decepcionar e me colocar em apuros, e foi o que aconteceu. Pagou o carro todinho sem nunca ter me dado problema, mas infelizmente, anos depois quando precisei dele me apunhalou pelas costas.

"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?" 1 João 3.16, 17



 O problema é que os tempos são difíceis e há um ditado que diz: "Farinha pouca, meu pirão primeiro"
A Bíblia diz que no fim dos tempos o amor de muitos esfriaria e é isso que está acontecendo. A gente até se sensibiliza pela dor do outro, mas quando vira as costas não se lembra mais da pessoa.
A amizade hoje está limitada às redes sociais... ao Facebook, ao Instagram, ao Tweeter... Que alegria ter 5 mil amigos lá. Como é bom ver a vida do amigo através das postagens que ele faz, por ali eu controlo se está tudo bem, não preciso mais ligar, falar, visitar. E ainda parabenizo no aniversário porque o Facebook não me deixa esquecer. Que ilusão!

Cuide de suas amizades! Vai chegar o tempo que perceberá o quanto isso é importante!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido