Desafios da pós Modernidade - Criação de Filhos

Sou do tempo em que saía de bicicleta pra passear sem ter a mínima dúvida de que voltaria são e salvo; sou do tempo em que os garotos se reuniam a tarde pra jogar bola-de-gude na calçada de terra, ou um futebol nos campos de várzea; Sou do tempo que sexo era assunto para depois dos 18 anos. Vivemos num mundo de mudanças contínuas e a forma como fomos criados não serve mais para criar nossos filhos, a não ser os valores que recebemos e temos por obrigação repassar.

Quem se lembra das expressões:
    Isso é conversa de adulto!
    Quero você 10h em casa!
    É não porque não!

Hoje o mundo está mais ágil, mais rápido, as crianças tem informações disponíveis de todo lado. Não temos como esconder mais nada dos filhos, se bobear eles estão mais bem informados que nós.

Hoje vivo uma realidade diferente, num formato de família diferente, num mundo completamente diferente que as vezes me faz pensar ..."O que que estou fazendo aqui?" Tenho dois filhos adolescentes, e agradeço a Deus todos os dias pela vida deles. Mas que desafio é a criação de filhos sozinho e nessa atual realidade!!!

A bíblia traz a seguinte mensagem quando Deus criou o universo:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra
 Gênesis 1:26-28

A família sempre foi projeto de Deus, e por isso ela também sempre foi a base da sociedade, é a Célula Máter da sociedade. Hoje há um plano diabólico pra mudar isso, mas nós como igreja devemos nos posicionar sempre. No meio político, aliás, no meio podre politico, há inúmeros movimentos contrários à família. Podemos citar alguns:
    Identidade de gênero
    Direitos da criança e do adolescente
    Liberdade de expressão
    Direitos iguais     

Não estou questionando se alguns desses movimentos acima esteja errado ou certo, mas o que quero levantar  é que muitos estão usando esses movimentos, que em alguns casos são leis, para descredibilizar a família. Por exemplo: Claro que toda criança e adolescente tem direitos, mas alguns criminosos nessa idade usam a própria lei para continuar impunes. E outros já desafiam os pais dizendo: Se bater em mim eu ligo pra policia!
Na mão de um mau caráter, qualquer uma das pontuações acima pode ser usada de forma errada.

Vivemos uma pós modernidade que é caracterizada por aspectos como:
    Hedonismo – o prazer acima de tudo;
    Relativismo – a verdade e a moral são relativas;
    Pluralismo – tolerância a qualquer custo;
    Pragmatismo – os fins justificam os meios;
    Secularismo – Rejeição da religiosidade e da atuação da igreja na sociedade;
    Liberalismo – liberdade sem limites;
    Antropocentrismo – o homem, e não Deus, é o centro de todas as coisas.

Em 1997 uma matéria da Revista Veja revelava que os escritores da autoajuda haviam direcionado seus escritos para a área da educação infantil. “Depois de querer ensinar a vocês como ganhar dinheiro, fazer amigos, ficar magro, segurar o casamento, os escritores do gênero resolveram dar lições sobre como educar a criançada”, é o que dizia o início da matéria. A reportagem enfatizava ainda que tais obras vendem feito “pão quente porque, em geral, são escritas de olho num alvo fácil: a insegurança dos pais, que já não sabem mais o que fazer pelos filhos”. Afinal, eles trabalham fora, ficam pouco tempo em casa, carregam consigo um tremendo sentimento de culpa. Alguns tentam compensar a ausência entupindo os filhos de atividades, como natação, judô e aula de inglês. Outros buscam apoio na terapia, que custa dois ou três livros de autoajuda por semana e tem resultados demorados

Parece que o texto de "instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviarem dele" Pv22.6 virou utopia, por que como eu falo para o adolescente sobre a prática bíblica se ele tem cem outras fontes dizendo que a prática bíblica está fora de contexto ou ultrapassada?

Não há nada mais atual e presente na vida dos adolescentes de hoje do que as redes sociais. A internet já ocupou o lugar da TV na maioria das casas. Para vocês terem ideia, eu mesmo não tenho mais TV em casa. Há dados de pesquisas que os adolescentes de hoje ficam em média 63 horas semanais ligados na net. Seja pelo facebook, seja pelo Whatsapp ou pelo Youtube. 
O jovem brasileiro é mais conectado à internet em média 15% a mais que os jovens de países como EUA, Canadá e Reino Unido. E numa pesquisa recente 90% acreditam que o celular faz parte da roupa (foi retratado isso até numa propaganda). 88% dos jovens pesquisados disseram que gostaria que o celular fosse acoplado ao braço.

Mas a verdade, que independente de como o mundo está, o segredo para criar filhos no mundo de hoje passa pelos seguintes pontos:


Diálogo e Influência - É impossível ter sucesso na educação de hoje se não houver diálogo. O adolescente precisa ser ouvido e precisa ouvir. Não há mais lugar para o discurso do não dito, do...meu filho me conhece pelo olhar...pode até conhecer mas tem que haver diálogo franco, aberto sobre todos os temas; Quem mais influencia seu filho? você ou os amigos? você ou a internet?
 "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Deuteronômio 6:6,7

Responsabilidade - Hoje a educação está sendo terceirizada. Para muitos pais quem tem que educar é a escola, e a escola diz que a educação vem de casa, logo a criança é educada pelos amigos, pela internet. Há também aqueles que acham que quem tem que educar é a igreja, o pastor... já viram aquela mãe que fala assim: Se vc não obedecer vou falar com o pastor! .   

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22.6

Autoridade - Os pais precisam buscar a força deste tema. Autoridade não é autoritarismo! Os pais precisam ter autoridade na Palavra e na prática dela. Não dá pra mandar uma criança fazer o que você não faz. Autoridade do exemplo vale mais do que aquilo que se fala. Na busca pela autoridade, devemos  apontar que elas devem obedecer e reconhecer autoridades. Deus é nossa autoridade suprema, depois A Bíblia é nossa de regra de fé e prática. Num  mundo onde os homens não tem dado exemplo é difícil falar para um filho reconhecer a autoridade do governo, da política, e até mesmo pastoral. Precisamos apontar os bons exemplos e mostrar que em toda área há maus elementos;

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.


 Formação EspiritualOs pais cristãos são responsáveis por fazer de seus filhos verdadeiros discípulos de Cristo. Instruí-los desde cedo sobre a leitura da Bíblia, oração, adoração e a participarem dos trabalhos da igreja, a fim de desenvolverem uma espiritualidade sadia e fortalecida, onde possam dizer: 

“Eu e minha servimos ao Senhor” 
Js. 24.15b

    Ore com (e por) eles;
    Leiam a Bíblia juntos;
    Louve juntamente com eles;
    Vá para Igreja com eles;
    Enfatize o valor e importância da Escola Dominical;
     Ensine-lhes a santidade de Deus;
     Explique sobre o pecado e as suas consequências;
    Ensine sobre o arrependimento e o perdão;
    Fale sobre a obra de Cristo;
    Explique sobre seguir e confiar em Cristo.


No mais, queridos....Que Deus abençoe sua família. Lembre que não adianta nada você cuidar de todos na igreja, ou de tudo, e se esquecer da sua família. Ela vem em primeiro lugar.

Comentários

  1. Excelente reflexão p os pais de hoje A orientação foi completa. E aproveito p destacar o versiculo q vc citou:
    " Ensine o menino NO caminho em que deve andar e ......"
    Fica claro q não basta vc indicar o caminho
    Mas é importante q vc vá NO caminho c seu filhos
    Isso me remete q os pais tem que ser aqueles q fazem com e não apenas aqueles que falam apenas. Discursos vazios de exemplos não bastam
    O q posso dizer até como educadora q sou q os filhos adolescentes percebem isso mto rapidamente
    Desejo que os pais percebam q cada vez mais tudo passa mto rápido .Meus amigos reflitam nesse texto do nosso amigo Marcelo e não percam tempo, familia em primeiro lugar Renunciem coisas menos importantes para estar c seus filhos sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido