Feridas da Alma 1 - REJEIÇÃO


Vou escrever uma série sobre feridas da alma e este é o primeiro post da série.  Gostaria de compartilhar com vocês sobre uma das feridas mais profundas que o ser humano pode carregar. Trata-se da REJEIÇÃO. Uma ferida que não é vista à olho nu, mas que fica alojada profundamente na alma e se não tratada pode ser uma (má) companhia pro resto da vida.


A rejeição é uma ferida emocional, geralmente causada por situações vividas na infância e que pode afetar a vida adulta. A causa, na maioria das vezes, vem por parte dos pais (de um ou de ambos), mas que nem sempre esses progenitores tenham tido alguma intenção em rejeitar o filho(a).
Quem sofre desta ferida se sente rejeitado internamente, interpretando tudo que acontece ao seu redor à luz de sua ferida, ou pela lente desse mau. Se sente rejeitado em situações em que, na verdade, não é. Diante dessa experiência, a criança começa a criar uma máscara para se proteger desse sentimento. Usa essa máscara para disfarçar a desvalorização de si mesmo e da auto estima baixa que a rejeição causa.

Na vida adulta esse complexo pode gerar inúmeros desdobramentos. Quem se sente rejeitado tem a necessidade de reverter essa percepção, então busca à qualquer custo ser aceito. Há uma série de características que essas pessoas começam a apresentar. Algumas delas são:
• Mentira - Mentem sobre currículos, posições, experiências vividas, viagens. Tudo para criar um estereótipo a ser aceito por todos. O adulto precisa se sentir aceito por sua comunidade, então ele(a) cria um status, que na maioria das vezes, uma simples e rasa pesquisa, desmonta a farsa.
• Círculo de Amizade - Uma outra característica de alguém que se sente rejeitado, é a necessidade de estar sempre rodeado de pessoas, de amigos. Uns pagam rodadas de bebidas, outros... jantares, outros... pizzas, e por aí vai.
• Compra Compulsivamente - Pessoas que se sentem rejeitadas tentam preencher a lacuna da falta (de amor) comprando tudo que seu dinheiro pode dar, e alguns compram mais que o seu dinheiro permite e acabam ficando endividados. E o pior, depois de ter posse do ítem comprado, não fica satisfeito, compra outra coisa. E isso não pára.
•  Status - Uma outra característica de alguém rejeitado é a busca de manter um Status, que em algumas vezes é incompatível com suas finanças. E pra manter esse status adquirem carros caros, casas maiores do que se precisa, roupas de marcas famosas.

É importante deixar claro que não quer dizer que todos que tenham essas características estão sofrendo de rejeição. Tudo tem que ser averiguado, analisado, estudado caso a caso. Pode ser que o problema seja outro.

Quero levá-los a pensar sobre o que pode curar uma pessoa que sofre de rejeição. Se alguém quiser procurar um consultório psicológico, faz muito bem, há pessoas muito capacitadas que podem ajudá-los. Mas gostaria de pensar trazer à memória alguém que venceu a rejeição e deixou um enorme exemplo de como se curar desse mal.
O profeta Isaías ao descrever Jesus ele cita no seu livro:
Isaias 53.3.Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Jesus foi um homem que foi rejeitado desde que nasceu. Seus pais precisaram fugir para o Egito porque o governo havia decretado a morte de cada menino recém-nascido naquela época;
Jesus foi rejeitado por aqueles que viram seus milagres, e na multidão escolheram Barrabás. Quando alguém é escolhido o outro é rejeitado, certo? Se, para uma vaga de emprego, ou uma promoção, um foi escolhido, e em contrapartida outros foram rejeitados;
Jesus foi rejeitado pelos seus líderes, que a todo momento buscavam uma forma de prendê-lo, e no final foi isso que aconteceu;
Jesus foi rejeitado pelos amigos mais próximos, que o abandonaram quando ele foi preso e crucificado;
Jesus foi rejeitado até por seu Pai, isso mesmo, foi rejeitado por Deus, porque estava coberto por nossos pecados. Ele mesmo brada: Eli, Eli, Lamá sabctani (Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?);
Jesus é rejeitado todos os dias por nós, pecadores, salvos ou não. Rejeitado por não salvos por não aceitarem ou não conhecerem sua mensagem. Rejeitados por nós pecadores salvos, que muitas vezes escolhemos fazer aquilo que ele disse pra não fazer, ou quando não fazemos o que ele disse pra fazer, rejeitamos assim seus ensinamentos.

Diferente de nós, Jesus tratou sua rejeição sendo obediente a Deus, deixando ser morto, fazendo a vontade do Pai. Jesus não teve sua autoestima baixa, não tentou comprar ninguém, mostrava a verdade com palavras duras sem passar a mão na cabeça de ninguém. Não tentou adaptar sua mensagem aos ricos, ou aos pobres, não tentou adaptar sua mensagem à classes minoritárias. Sua mensagem era a mesma para todos. Todos que deveriam se adaptar à sua mensagem "Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" Mateus 16.24

Nosso maior problema é não olhar pra Jesus e seus exemplos como algo total e definitivo. É querer ser igual a Jesus, mas não aceitar ser perseguido, ser rejeitado. Só escolhemos o que é fácil, por isso a vida com Cristo é tão difícil. Quando ele diz pra darmos uma túnica se tivermos duas, dar o que estiver no seu prato, vender as propriedades e repartir entres os pobres. Dar uma camisa é fácil, dar um quilo de alimento é fácil, mas quem dará um carro se tiver dois? Quem dará uma casa se tiver duas?
Temos feridas na alma porque não olhamos pra Jesus. Dizemos ser seguidores dele, mas não fazemos o que ele fazia. Somos chamados de cristãos (pequenos Cristos) mas de fato não o seguimos, seguimos um Cristo que nós mesmos fabricamos, criamos. Um Cristo segundo aquilo que nós concordamos, segundo aquilo que é fácil fazer, um Cristo que deve ser "atualizado".

Outra coisa importante é reconhecer o problema em si não é a rejeição, porque em qualquer momento da vida podemos ser rejeitados, como eu disse acima, para uma vaga de emprego, uma promoção, ou qualquer outra coisa, o problema é o que você faz quando se sente rejeitado, é quando a rejeição se torna uma patologia. Se quisermos realmente sermos curados de nossas feridas e dores, se quisermos realmente ter respostas para os nossos questionamentos, o segredo é olhar para Jesus, é obedecer, mesmo às vezes não aceitando suas orientações, mas crendo que ele tem o melhor pra nós.

Abraços meus queridos

Ps1. Se alguém quiser conversar mais sobre o tema, ou esteja precisando de ajuda nessa área, pode me chamar em off.

Ps2. Este post foi escrito depois de assistir a mensagem do Pr. Lélio Silveira, da Primeira Igreja Batista de Acesita, para ampliar um pouco mais a excelente mensagem dele. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido