ÁGUAS DE JANEIRO

Há quase dois anos moro em Belo Horizonte, Minas Gerais. Apesar de conhecê-la há muito mais tempo que isso, morar mesmo só esses últimos dois anos. Belo horizonte é uma cidade linda e tenho me apaixonado por ela. Ruas largas e muito arborizadas, boa pavimentação, excelente sinalização, boa segurança, praticamente tudo que precisamos a cidade oferece. Barzinhos com seus petiscos maravilhosos já conhecidos internacionalmente como COMIDA DE BOTECO, que apesar do nome sugerir algo diferente a comida é cinco estrelas. Uma infinidade de lugares para práticas de esportes, teatros, salas de concertos e muito mais.
Mas este janeiro (2020) vai ficar marcado pelas tragédias que as chuvas causaram. Não se tem notícia de uma chuva como essa há mais de 100 anos, e o estrago não foi só nos bairros mais pobres, como normalmente acontece. A chuva e a enchente que ela causou atingiu toda a cidade.

Sempre digo que todo desastre acontece devido a vários pequenos fatores ruins que se somam e causam a tragédia. Vale a pena eu fazer um comentário aqui sobre a história da malha viária da cidade que eu tanto admiro. Durante os últimos 50 anos cada prefeito de BH, direcionado pelo Plano Diretor para urbanização da cidade, canalizou e cobriu pequenos rios que cortavam cidade, fazendo uma pavimentação por cima e transformando em lindas e arborizadas ruas. O rio continua ali em baixo, servindo de alimento para essas árvores. A cidade não é plana, a topografia de subidas e descidas ajuda a criar corredores de água que ganham volume e velocidade, e quanto maior a chuva mais volumosa e feroz ela se torna nos lugares mais baixos onde se desembocam esses corredores.

Foi exatamente isso que aconteceu nesse janeiro, águas volumosas desceram dos bairros mais altos, ganhando velocidade e se juntando aos rios subterrâneos que transbordaram por causa do volume das chuvas e deu no que deu. Uma catástrofe acompanhada por todo país.

Mas o que isso tem a ver com meu blog já que não sou engenheiro urbano, muito menos geólogo ou pessoa ligada à previsão do tempo???

Pensando nesses rios subterrâneos, gostaria de fazer um pequeno paralelo com os sentimentos que temos escondido, com aquilo que somos onde ninguém vê, com os pensamentos que temos que são só nossos e de mais ninguém.
Conhecemos noticias de pessoas que tiveram atitudes irreconhecíveis até para familiares próximos, antigamente dizia-se CIDADÃO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, que roubam, que matam, que são cruéis, que são desumanos, que são insensíveis. Eles estão espalhados por toda a cidade, escondidos embaixo de ruas lindas e pavimentadas, arborizadas e atraentes aos olhos, mas que por baixo delas correm águas turbulentas que ninguém vê, ninguém escuta. Mas quando elas explodem causam um verdadeiro estrago.

As tempestades da vida nunca deixarão de existir, até na bíblia se fala sobre as tempestades e de como Jesus ensinou a vencê-las, estando ele no barco ou não. Não podemos evitá-las, não podemos controlá-las, mas podemos preparar o ambiente para a chegada delas. A maneira como vc pavimenta sua vida, seus pensamentos, seus sentimentos, seus rios, vai dizer como a água vai se portar nos dias de tempestade.
Se meus rios correm por leitos normais, sem serem abafados, sufocados, presos, contidos, se eu tenho liberdade pra falar deles, lidar com eles, superar os pequenos obstáculos... na hora da tempestade minhas ruas estarão mais saudáveis e fortes para suportar a tormenta.

Vai aqui então uma sugestão. Não deixe que o desastre chegue à sua para lhe obrigar a procurar ajuda. Seja com um psicólogo, um terepeuta, um conselheiro. Pessoas sérias, profissionais e experientes podem lhe ajudar a indicar o caminho certo antes da tempestade chegar.



Comentários

  1. As tempestades sentimentais são terriveis , estouram barreiras e nos atravessam com uma força impossível de conter . Infelizmente vivemos num momento difícil e , diria também, neurótico. Dificilmente podemos nos " desnudar " diante do outro, dificilmente podemos ser francos , verdadeiros. Os relacionamentos estão cada dia mais fluidos e rasos. Cada um no seu mundo particular , criando monstros irreais destroem a relação .
    Tão mais fácil ser soma que divisão.
    Tempestades não atravessam corações unidos pelos laços do amor e da verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita colocação!!! Obrigado por contribuir e deixar este blog mais rico. Comentários como o seu são sempre muito bem vindos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido