Eleições 2018

Refletindo um pouco sobre tudo o que estamos vivendo nesse momento, um país afundado no descaso na segurança pública, na saúde, na moral e em várias áreas. Mas uma coisa me chama atenção: Eu nunca vi a população tão polarizada, tão politizada, tão com nervos à flor da pele. A sensação que tenho é que estamos em cima de um barril de pólvora pronto para explodir.

Nunca vi tantos líderes religiosos se posicionando politicamente quando há muito pouco tempo atrás, o discurso era sempre da igreja distanciada do estado. E aqui não vai um juízo de certo ou errado, até porque quem sou eu para julgar? mas é apenas uma reflexão desse momento que estamos vivendo.

Estou me perguntando como ficarão as amizades após essa eleição? Será que apenas um tapinha nas costas e uma frase: "Olha, agora eleição acabou e podemos voltar a ser grandes amigos!" Será que vai resolver, depois de tantas farpas lançadas, depois de termos desnudado caráter, pensamentos e ideologias? 

Eu não sei vocês, mas minhas amizades sempre foram muito respeitosas, mesmo com pensamentos e ideias diferentes, o mais importante que tínhamos era A Amizade. Amizade independia de futebol, de religião, de gosto, de time, e de política. Mas parece que hoje alguma coisa se quebrou, parece que pelo fato de estarmos vendo nosso país ter chegado ao fundo do poço em tantas áreas a impressão que dá é que estamos trocando as amizades pelo bem-estar próprio. Sim digo bem-estar próprio porque sem sombra de dúvida, quando quero um país melhor, também quero esse país para mim, para que eu viva melhor, para que minha família viva melhor, para que meus filhos tenham um futuro melhor e por aí vai...e tenho a impressão de que ninguém vai dizer o contrário.

Conheci muitos países em que são bem mais desenvolvidos na questão da Cidadania, mas não parei para pesquisar por qual processo eles passaram para que o país viesse antes das amizades. Pode ser que estejamos passando por esse processo. O pouco tempo em que eu estive nos Estados Unidos, por exemplo, vi que o país vem antes das amizades. Não há tanto calor humano, não há essa coisa de receber sempre os amigos em casa pra churrascada, isso é coisa de brasileiro, mesmo vivendo em outros países. Não há essa coisa de deixar o amigo fazer coisa errada, lá ele é entregue às autoridades pelo bem da comunidade maior, mesmo sendo amigo.

Não sei como será a vida após a eleição de 2018; não sei quem será o Brasileiro após as eleições de 2018, mas a minha esperança e expectativa é que tenhamos amadurecido mais como cidadãos, como amigos, como pessoas que vivem debaixo da mesma bandeira verde, amarelo, azul e branco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido