Amigos Mais Chegados Que Irmãos

Quando comecei a escrever este post eu me debruçava sobre pensamentos de avaliação de relacionamentos que vamos tendo durante a vida. Relacionamentos de sangue, relacionamentos de vida em comum, relacionamentos de amizades, vizinhos, parceiros, colegas e por ai à fora. Fiquei tentando imaginar o que realmente nos une nesses relacionamentos. Será a história que é construída junto? Será que é a idéia de que se tem o mesmo sangue? O que realmente nos une à uma outra pessoa..??

Quero conjecturar aqui, sobre alguns tipos desses relacionamentos, olhando para a experiência histórica que cada um traz pra mim, não só de testemunho que recebo, mas principalmente da minha própria história.
Comecemos então pelos primeiros relacionamentos que temos na vida - os relacionamentos parentais. Há quem diga que o amor materno (ou em raros casos o paterno) é o amor incondicional. Aquele amor que não pede nada em troca, que ama, independentemente das circunstâncias...será? Certa vez, em um coral que dirigí, conversando com um dos componentes sobre o quanto ele amava seus filhos, perguntei-lhe: Você daria sua vida por um filho ou uma filha? Numa situação hipotética de assalto por exemplo??? Ele, sem pensar muito, me respondeu: De jeito nenhum eu tenho minha vida e eles a deles. Tenho certeza que eles não fariam isso por mim. Não consegui disfarçar minha surpresa de ouvir uma resposta daquela de um pai, e ainda mais tendo mais de 60 anos de idade; Conheço algumas mães que alguns teriam dificuldade de acreditar nas decisões que elas tomam acerca de seus filhos. Já recebi relatos de mães que me falaram que seus filhos eram verdadeiros estorvos para sua vida, que elas deixaram de ser felizes no momento que o filho nasceu, uma chegou a afirmar: Minha vida acabou.

E no relacionamento, ainda consanguineo, entre irmãos? Nesse ponto daria um capítulo inteiro, porque cada cultura traz em si um valor diferente para o amor entre irmãos. A verdade é que tenho visto relatos de irmãos que, com o passar do tempo, e com cada tendo sua própria família, esta se torna prioridade máxima em sua vida, então o amor entre irmãos passar a ter um significado simbólico. É saudável desde que não atrapalhe minha família, desde que não me traga problemas financeiros, desde que não atrapalhe minhas amizades, desde que não me traga embaraços.

Seguindo o enunciado vamos comentar sobre o relacionamento de vida em comum, talvez o mais evidente seja o casamento. Nesse ponto vemos as maiores mudanças na história da humanidade. Vemos como se distancia a referência de casamento de 50 anos atrás para os casamentos de hoje em dia. O casamento de antigamente era aquele que durava, que se perpetuava, que povoa nossas memórias de vovô e vovó. Os velhinhos que conhecemos hoje em dia com mais de 60 anos, em sua maioria ou estado casados ainda de um único casamento, ou viúvo. É importante dizer que os divórcios nessa faixa etária cresceram 400% nos últimos 10 anos. Mas não quero falar de casamento e sim de relacionamento. Tenho uma amiga em Minas Gerais que sua mãe tem uma frase célebre: Marido e esposa não são parentes. E, apesar de nano concordar com ela e rir sempre que a ouço falar assim, tenho de me render a casos de mulheres que quando o relacionamento conjugal está ruim o desejo dela é de matar o marido. Como não podem fazer isso de fato (excluindo as psicopatas como vimos a última sendo condenada por matar e esquartejar o marido), muitas matam seu companheiro na moral, no emocional, e algumas destroem até a vida profissional de seus maridos. Por outro lado, tirando os psicopatas que também matam suas mulheres, não vejo essa perspectiva nos homens, vejo que eles abandonam e partem pra outra.

Em terceiro lugar, os relacionamentos de amizade. O poeta já dizia: Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito. Com a chegada do Facebook nossas amizades pularam para os milhares. Não é difícil encontrar pessoas que bateram o número máximo de amizades e não podem receber mais convites. O que diremos das amizades de longa data...das amizades de infância...das amizades de famílias...das de escola e faculdade... Havia um seriado no TV americana chamado SEXY IN THE CITY, que retrata a amizade de quatro mulheres residentes em New York. Nele, é retratado o relacionamento fiel, íntimo entre essas quatro diferentes personalidades.
Nos jargões populares encontramos muitas frases de efeito para se falar de amizades, tais como “Amigos não são aqueles que enxugam as lágrimas, mas aquele que choram juntos.“ A bíblia conta a história de Jó e seus três amigos, cuja amizade era bastante questionável. Mas também conta a história da amizade verdadeira de Davi e Jônatas, que permaneceu mesmo depois da morte. Davi quando se tornou rei e seu amigo havia morrido ele mandou procurar os familiares do amigo para beneficiá-los.
Quero neste ponto, lembrar da vida de alguém que admiro muito, alguém que transformou o mundo, mas que também teve sérios problemas com amizades - Steve Jobs, o criador da empresa de informática mais valiosa do mundo, A Apple. Quando Jobs começou a Apple contratou pessoas para iniciarem com ele aquela empresa, e que se tornaram grandes amigos. Mas com o crescimento gigantesco da Apple, Jobs descartou algumas dessas pessoas, não dando a elas royalties da marca, não que havia algum direito legal, porque na verdade tudo foi criação de Jobs, mas em nenhum momento ele colocou a amizade de 20 anos na balança. Mas bebeu do próprio veneno quando os diretores da Apple, motivados pelos desejos dos acionistas, puseram pra fora o criador da Empresa. Steve Jobs aprendeu a lição, anos depois  voltou à Apple, demitiu os “amigos“ que o puseram pra fora e retomou a empresa que estava quase falida e a colocou no patamar das gigantes em 2012. 

E o que dizer dos vizinhos, dos parceiros, dos colegas... Tenho aprendido muito sobre esse assunto ao decorrer da minha vida. Não só pelas histórias que chegam a mim como também com as minhas próprias experiências de vida e relacionamento. Tenho aprendido que amizades verdadeiras são pouquíssimas, aliás, quem acha que tem mais de cinco amigos verdadeiros ou achou um tesouro ou sinto lhe informar que está enganado. Alguns amigos amam apenas seu status, seu poder, seu dinheiro. Tire isso de você e veja com quais amigos ainda pode contar... outros só são seus amigos enquanto há um interesse envolvido no momento que conflito de interesse chega a amizade vai para o brejo.  

“para se conhecer alguém 
você tem de comer 1kg de sal com ele.“ ditado mineiro

Você só é amigo enquanto não ameaça o outro. Quantos amizades tem acabado no plano profissional, pelo dois lados... amigos que se aproveitam do outro para crescer e depois puxa-lhe o tapete, ou então o outro, antes que isso aconteça e mesmo que não exista esse interesse é melhor queimar o amigo logo.
A verdade, meus queridos, é que todo relacionamento precisa ter amor, a bíblia fala do amor FILÉO, o amor de amigo, de onde vem a palavra FILArmônica, amigos na harmonia. Sem amor verdadeiro o que se vai ter é apenas interesse, e quando não há interesses afins a amizade se acaba. Mas alguns conselhos devem ser apontados para que, mesmo nas amizades verdadeiras, evitemos problemas:
  1. Escolha suas amizades com muito, muito critério e cuidado;
  2. Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
    Provérbios 17:17
  3. Se sua presença incomoda seu amigo saia de fininho sem dar muitas explicações;
  4. Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar. Provérbios 25:17
  5. E por último, mas não menos importante, saiba que seu melhor amigo e mais fiel, é você mesmo. 
Talvez alguém ao ler este post diga: “Mas tudo que está escrito aqui não é na maioria, essas coisas acontecem só numa pequena parte dos relacionamentos, há muitas amizades de sucesso por ai“. Concordo, pode ter mesmo. Mas quem falará dessas que eu escrevi? Encerro aqui com dois ditados que servem pra mim e pra você...

Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião.
Tomai para vóz os conselhos que derdes a outros.

Comentários

  1. Li este artigo várias vezes e como fala muito profundamente ao meu coração por diversas vezes me acovardei em comentar. Mas, como sou aguerrida e minha covardia não dura muito vou lhe dizer algumas palavras. Existe um versículo em Provérbios que diz " Mas vale um vizinho próximo do que um irmão distante". Entendo que a distância aqui não diz respeito a geografia, aos quilômetros que por vezes nos afasta daqueles com que tivemos nossos primeiros e principais laços afetivos: NOSSOS IRMÃOS FRATERNOS. A distância que se refere nesta passagem é aquela levantada pelos "muros" da omissão, da inveja, da ignorância e até do dinheiro. Nos cabe tão somente orar por nossos irmãos distantes e entender e aceitar que "o vizinho próximo" é a benção que o Senhor coloca no nosso caminho, coloca na nossa vida para que não venhamos sofrer tanto a falta daqueles que muito amamos. Seu texto é profundo, irreparável e falou às minhas feridas pessoais. Deus continue te abençoando com este dom de falar aos nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida prima. Sempre muito acertiva em seus comentários. Obrigado

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DIGA NAO ÀS DROGAS E SIM A UM CHEIRO NO CANGOTE

Uma reflexão no Dia de Finados

O Pássaro Colorido